Portal da Cidade Umuarama

Muito frio

Assis Chateaubriand e Guaíra registram recordes de temperaturas baixas

Massa de ar frio e seco avançou por diversas regiões do Estado nesta segunda-feira (19), derrubando bruscamente as temperaturas

Postado em 19/07/2021 às 04:14 |

Em Assis Chateaubriand (a 89,5 quilômetros de Umuarama), os termômetros registraram mínima de -0,6ºC nesta segunda (19) (Foto: Prefeitura Assis Chateaubriand)

Uma massa de ar frio e seco avançou por diversas regiões do Paraná nesta segunda-feira (19), causando queda brusca das temperaturas. Em 15 cidades foi o dia mais frio do ano, como em Assis Chateaubriand (a 89,5 quilômetros de Umuarama), onde os termômetros registraram mínima de -0,6ºC – que foi a temperatura mais baixa registrada na cidade.

Além de Assis Chateaubriand, as estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicaram recordes de temperaturas baixas para o ano em Toledo (-3.0°C), Paranavaí (0.9°C), e Guaíra (0.2°C), distante 112,4 quilômetros de Umuarama.

Frio em Umuarama

Em Umuarama não foi registrado recorde, mas a sensação térmica chegou a 1.4°C durante a madrugada. Vale lembrar que a sensação térmica é um índice criado para representar como uma pessoa sente a temperatura na prática. Esse número pode ser calculado tanto no verão quanto no inverno, levando em conta dois principais fatores: a umidade do ar e o vento.

Previsão

O frio intenso deverá se manter estável em todas regiões do Estado nesta semana. Há previsão de geada ampla sobre o território paranaense, com exceção do Litoral.

Nesta terça-feira (20), as temperaturas deverão ser novamente baixas, com formação de geadas especialmente nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Também há possibilidades da ocorrência de chuvas fracas nos municípios que fazem divisa com Santa Catarina, conforme previsão do Simepar.

A partir de quarta-feira (21), o frio vai perdendo intensidade de forma gradual. “O tempo deverá seguir bastante seco e sempre com temperaturas bem baixas no amanhecer e mais elevadas durante a tarde. No final da semana o Paraná deverá atingir temperaturas máximas acima de 20ºC em praticamente todos os municípios”, disse Brum.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas