Portal da Cidade Umuarama

Sem água?

Aprovação de lei é fundamental para proteção da água em Umuarama

Desenvolvimento urbano pode dar fim à água potável do único córrego que abastece toda a população do município

Publicado em 18/04/2018 às 00:53
Atualizado em

Mata ciliar do rio Piava deu lugar as montanhas de área ao longo das margens (Foto: Umuarama Ilustrado)

A população de Umuarama espera ansiosa a aprovação do projeto de lei complementar n° 33/2017, o qual impede a expansão de loteamentos urbanos dentro da Área de Proteção Ambiental do Rio Piava (APA). O texto foi retirado da votação por um pedido de vistas em dezembro de 2017, e permanece em fase de estudos, sem previsão para voltar à apreciação. Conforme o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a validação do projeto é de suma importância para o abastecimento de água da população de Umuarama.

O presidente do Conselho de Meio Ambiente, Alcimar Crescêncio, enfatizou que a expansão de loteamentos urbanos dentro da APA promoveria riscos imensuráveis para toda a comunidade de Umuarama. A explicação do presidente é embasada na possibilidade do fim da água potável do único córrego, com capacidade de abastecer toda a população do município. “Expansão de loteamentos dentro da APA traz vários riscos para o abastecimento da água de Umuarama”, disse.

Desta forma, Crescêncio afirma que o conselho apoio a aprovação do projeto de lei enviada pelo Poder Executivo e que está na Câmara de Vereadores à espera de votação. “Existe a necessidade de loteamento dentro APA? Do jeito que foi feito a alteração no Plano Diretor do município, permitiria até posto de combustível dentro da área de preservação, com a justificativa que as águas pluviais fossem revertidas. Mas, se instalar uma empresa potencialmente poluidora na localidade o lençol freático vai ser contaminado e os resíduos vão para água que bebemos. Daí fica a pergunta, com a água do Piava contaminada, onde vamos buscar água para os mais de 100 mil habitantes de Umuarama?”, alertou o entrevistado.

Conforme a assessoria da Câmara Municipal de Vereadores, o projeto ainda está em período de vistas e está sendo estudado pelas comissões.

Divisão de lotes

Além da busca dos loteadores o desenvolvimento para dentro da APA, outra irregularidade cresce aos olhos da lei a divisão irregular de chácaras. “Não é permitido dentro da APA dividir lotes com menos de 20 mil metros, pois não é possível fazer as curvas e nem as bacias de contenção e por isso começaram a surgir as erosões carregando material para dentro da apa. A divisão é uma situação clandestina e o comprando fica com um imóvel irregular”, alertou.

Hoje

A reportagem do jornal Umuarama Ilustrado percorreu nesta terça-feira (18) a estrada Jaborandi, via de acesso a captação de água da Sanepar. Pelo caminho é fácil identificar as divisões irregulares a beira do rio Piava, como também, as erosões provocadas por manejo e errado e do solo. Com a trégua nas chuvas dos últimos dias, o rio corre em meio as montanhas de areia depositadas nas margens. O córrego continua superficial em meio ao assoreamento. 

Fonte:

Deixe seu comentário