Portal da Cidade Umuarama

Política

Vereador Marcelo Nelli de Umuarama tem o cargo extinto; suplente será convocado

Ato foi editado em cumprimento ao Acórdão proferido pela Justiça que estabeleceu a suspensão dos direitos políticos do vereador

Publicado em 14/08/2019 às 02:04
Atualizado em

Marcelo Nelli, do Solidariedade, teve o cargo extinto por decisão do Supremo Tribunal Federal (Foto: RPC)

Em nota pública, a Câmara Municipal de Umuarama declarou na tarde desta quarta-feira (14) a extinção do mandato do vereador Marcelo Nelli, do Solidariedade. No documento consta que o ato foi editado em cumprimento ao Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que judicialmente estabeleceu a suspensão dos direitos políticos do vereador por três anos. A Mesa Diretora da Casa Legislativa deve agora convocar o suplente de Nelli, que é o advogado e ex-vereador Toninho Comparsi.

A sentença condenatória do STF, com trânsito em julgado, decorre da contratação do irmão de Nelli, Cristiano Derenusson Nelli, para atuar como secretário-geral da Câmara Municipal quando Nelli era presidente da Casa Legislativa. Na época, Derenusson era comissionado na Câmara dos Deputados pelo gabinete do então deputado Osmar Serraglio, que se defendeu argumentando que a decisão da nomeação coube apenas a Nelli e que ela não era de seu conhecimento. Nelli alega que foi um erro administrativo.

Com a decisão do STF, o Movimento Democrático Brasileiro solicitou à Mesa Diretora o cumprimento da decisão, e nesta terça-feira (13), após ser notificado por Hora Certa, o vereador apresentou defesa contra o pedido do MDB. Confira na íntegra a defesa de Nelli clicando aqui. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Umuarama tinha até 48 horas para se pronunciar sobre o caso após a defesa e, na tarde de hoje, ela divulgou nota à imprensa (segue abaixo) informando de sua decisão. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário