Portal da Cidade Umuarama

Política

Vereador Deybson Bitencourt é selecionado para integrar Rede de Ação Política

Movimento se destaca nacionalmente por reunir líderes que atuam fora das tradicionais oligarquias eleitorais brasileiras

Publicado em 19/11/2019 às 00:45
Atualizado em

Deybson Bitencourt é o único político no exercício de mandato no Paraná escolhido pela Raps (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O vereador umuaramense Deybson Bitencourt (PDT) foi selecionado para integrar uma importante rede de formação política com sede em São Paulo (SP). Bitencourt fará parte da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), que se destaca nacionalmente por reunir líderes que atuam fora das tradicionais oligarquias eleitorais brasileiras.

No processo de seleção, foram mais de 7 mil inscrições de todo o Brasil, sendo que do total, 99 políticos foram selecionados para participar do programa de formação de líderes da organização em 2020.

Nascido em Umuarama, Deybson Bitencourt Barbosa é advogado, graduado em Direito pela Unipar e pós-graduado em Direito Eleitoral e pós-graduando em Direito Público com ênfase em Gestão Pública pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus.

“Sinto-me honrado em participar desse seleto grupo de líderes. É importante dizer que aqui no Paraná somente três pessoas foram selecionadas e dentre elas eu. Sou o único que estou no exercício de mandato no Estado, o que aumenta minha responsabilidade de representar minha cidade e poder ir em busca de novos conhecimentos, boas práticas e o que deu certo em outras cidades através desse networking com todas essas lideranças de muito prestígio e qualificação que compõem os quadros da Raps”, destacou o vereador.

Diretora-executiva da Raps, a cientista política Mônica Sodré explica que o programa está aberto a gente de todos os partidos, desde que se identifiquem com os valores da organização e obedeçam critérios de seleção. São requisitos, por exemplo, mostrar disposição para o diálogo e se propor a participar de atividades presenciais em São Paulo e em Brasília.

O que é a RAPS?

A Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) foi idealizada em 2012 e desde então atua em prol da democracia e da formação política. A instituição trabalha para promover uma ação política apartidária, atuando com todos os partidos e espaços ideológicos distintos, comprometidos com a agenda da sustentabilidade, para a construção de uma sociedade livre, justa, solidária e sustentável.

O Raps não paga bolsa aos participantes do programa, mas oferece acesso a palestras, debates e experiências guiadas sobre política, com um toque de desenvolvimento sustentável. A exemplo de outras iniciativas de formação de lideranças, a rede ajuda, indiretamente, pessoas físicas, como empresários, a escolherem nomes a quem doarem dinheiro nas eleições. Os candidatos formados pelo programa passam a contar com uma espécie de selo de qualidade. Para avançar na seleção do Raps, por exemplo, há uma checagem jurídica, para garantir que não haja pendências.

Mais informações: https://www.raps.org.br/


Fonte:

Deixe seu comentário