Portal da Cidade Umuarama

Umuarama estuda criação de zona de processamento de exportação

Publicado em 05/10/2017 às 05:37

Umuarama - A exportação é um dos caminhos viáveis para o desenvolvimento sócio-econômico de Umuarama. Conquistar uma fatia do mercado externo, impulsionando empresas locais e atraindo novos empreendimentos para o município é o objetivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura com a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Os primeiros passos para a implantação estão sendo dados pelo secretário Douglas Bácaro, que levantou esta possibilidade junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em recente visita a Brasília.

O tema será tratado em reunião na próxima quinta-feira (5), a partir das 9h no auditório da Prefeitura, com a presença de Amós Batista de Souza, coordenador-geral de Análises e Projetos da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE-CZPE), e Delphino Pires de Souza Junior, coordenador geral da área junto ao MDIC do governo federal. “Os dois vem a Umuarama falar sobre os procedimentos necessários para a criação de uma zona de processamento de exportação, bem como apresentar aos empresários as possibilidades dessa vertente e qual a participação de cada parceiro envolvido no processo”, explicou Bácaro.

Para isso, além do prefeito Celso Pozzobom serão reunidos representantes da Secretaria de Planejamento e Coordenação-Geral do Estado, Agência Paraná de Desenvolvimento, Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), instituições de ensino superior, Câmara de Vereadores, secretários municipais e empresários, proprietários da áreas pretendidas para implantação da ZPE.

O secretário Douglas Bácaro acrescenta que a intenção é criar um grupo de trabalho para dar os próximos passos nesta primeira reunião, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o governo do Estado – via Agência de Fomento – os empresários e o governo federal. “Umuarama é uma cidade viável para ZPEs e inclusive já existe um estudo prévio sobre o potencial da nossa região no MDIC. Aproveitando o regime diferenciado de tributação, tanto na compra de matéria-prima quanto na comercialização para o exterior, é possível aumentar nossa competitividade, atrair mais empresas, gerar empregos e divisas para o município”, acrescentou.

Fonte:

Deixe seu comentário