Portal da Cidade Umuarama

Conscientização

Sancionado projeto que institui semana de prevenção à gravidez na adolescência

Vereador autor de proposta avalia que as atividades definidas na Lei devem acontecer todos os anos

Publicado em 09/05/2019 às 22:59

Vereador informa que o objetivo da Prefeitura é que a primeira semana de conscientização ocorra já no próximo ano (Foto: Divulgação)

O prefeito Celso Pozzobom assinou semana passada o Projeto de Lei nº 008/2019, de autoria do vereador Junior Ceranto e que cria oficialmente no município a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência no Município de Umuarama – Lei Ordinária 4351/2019. A proposta prevê ações voltadas à disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Junior Ceranto avalia que as atividades definidas na Lei devem acontecer todos os anos, sempre na semana na qual ocorra o dia 1º de fevereiro. “Além da prevenção à gravidez na adolescência, nossa proposta visa incentivar e efetivação do programa de planejamento familiar ou reprodutivo, colaborando diretamente no fortalecimento do contexto social”, completa o vereador. 

Com 10 artigos, a Lei especifica também que a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência compreenderá a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, na rede municipal de saúde e de assistência social. Também prevê campanhas de divulgação de todos os serviços disponíveis oferecidos pelas unidades básicas de saúde. 

 O vereador informa que o objetivo da Prefeitura é que a primeira semana ocorra já no próximo ano. “É um assunto muito importante em nossa sociedade quanto mais ações de prevenção e formação forem efetivadas, maiores as chances de se controlar os índices de gravidez na adolescência, bem como as doenças sexualmente transmissíveis”, pontua Ceranto.

Fonte:

Deixe seu comentário