Portal da Cidade Umuarama

Prefeitura esclarece sobre coleta de lixo orgânico, folhas e galhos nos bairros

Publicado em 14/09/2017 às 05:18

Umuarama - Por falta de informação, a coleta de folhas e galhos nos bairros da cidade tem gerado dúvidas da população e algumas reclamações. O prefeito Celso Pozzobom explica que esse serviço é contínuo, feito regularmente em todo o perímetro urbano. Porém os moradores devem adotar alguns cuidados para que a coleta seja efetiva. Caso os coletores percebam que há lixo orgânico misturado, os sacos de folhas não serão recolhidos.

“É importante que a população não coloque lixo orgânico no meio das folhas, muito menos materiais recicláveis. Para estes dois tipos de resíduos já temos a coleta normal, feita diariamente (conforme escala de bairros) e a coleta seletiva, que é semanal”, orienta o prefeito. “Como o próprio nome diz, a coleta de folhas e galhos é exclusivamente para folhas e galhos”, reforçou.

A Prefeitura de Umuarama contratou uma empresa, por meio de licitação, para este serviço em todos os 97 bairros residenciais da cidade. Após a terceirização, a coleta iniciou em 16 de agosto e a previsão do secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, é que no perímetro urbano ela seja concluída num período de 60 dias. Até lá, praças, ruas e avenidas de todos os bairros serão visitados.

O secretário orienta a população para os procedimentos. “É necessário que as folhas sejam ensacadas e os sacos, ou sacolas do comércio, deixados amarrados na calçada, na frente das residências. Os moradores não devem colocar sacos de folhas nos canteiros, praças ou outros logradouros, nem misturar outros tipos de resíduos. Para o lixo orgânico temos a coleta diária e para os materiais recicláveis o município mantém a coleta seletiva semanal”, alertou.

O prefeito Celso Pozzobom também pede a compreensão e a colaboração dos moradores. “Este trabalho é importante para a limpeza da cidade, das nossas ruas e calçadas. Por isso, a comunidade precisa colaborar. Coloque as folhas em sacos plásticos e deixe com a boca fechada, amarrada, para agilizar a coleta. Os galhos podem ser depositados junto com as folhas ensacadas. Mas não misture esse tipo de resíduo com o lixo doméstico nem o reciclável”, disse, mais uma vez.

Para a coleta de folhas, flores de árvores e galhos, que ganham volume com a proximidade da primavera (a partir de 22 de setembro), a cidade foi dividida em quatro regiões e cada uma é coberta por uma equipe e um caminhão. Na região central, a coleta é feita diariamente por servidores municipais.

“O primeiro giro deve durar uns 60 dias, mas os próximos serão mais rápidos. Ainda há muitos sacos de folhas acumulados, mas nas próximas semanas o volume será menor e com isso o recolhimento vai agilizar e o caminhão passará nas residências em intervalos menores”, afirmou Guimarães. Os resíduos são transportados até o aterro sanitário municipal e depositados em um espaço específico para esse tipo de material.

Fonte:

Deixe seu comentário