Portal da Cidade Umuarama

Politização

Parlamento Jovem toma posse nesta quarta, na Câmara de Vereadores de Umuarama

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça busca despertar noções de cidadania nos estudantes

Publicado em 11/03/2020 às 03:46
Atualizado em

O coordenador Furlan durante visita ao presidente do Legislativo, Noel do Pão (Foto: Divulgação)

O Parlamento Jovem, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que tem como meta despertar nos jovens estudantes a consciência da cidadania, será empossado nesta quarta-feira (11) em Umuarama.

As atividades foram realizadas no ano passado e contaram com uma série de atividades, a partir do registro das candidaturas dos alunos participantes, até a realização de uma eleição, inclusive com o emprego de urna eletrônica.  

Na tarde desta terça (10), o presidente da Câmara, Noel do Pão, recebeu a visita do chefe de cartório da 89ª Zona Eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, que coordenou os trabalhos.

Ele reforçou a importância do Parlamento Jovem e o quanto a implantação do modelo na cidade surtiu efeitos positivos. “Os alunos que participaram deste, que podemos chamar de projeto piloto, puderam conhecer na prática como a democracia funciona”, destacou.  

Furlan também ressaltou que nas próximas edições do Parlamento Jovem em Umuarama poderá haver aumento no número de colégios contemplados com a iniciativa, o que fortalecerá ainda mais a iniciativa.

O projeto também se volta para a discussão política dentro da escola, incentivando os alunos a adotarem uma postura cidadã, além de vivenciar o transcorrer do processo eleitoral e conhecer melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Legislativo. 

O presidente Noel do Pão elogiou a iniciativa e destacou que atividades do gênero são fundamentais para formar cidadãos mais participativos nos processos sociais e com consciência das atribuições dos Poderes. “Ensinando isso na escola, com os alunos vivendo a prática, é muito mais fácil de entenderem como funciona a política e a democracia”, destacou Noel.

Fonte:

Deixe seu comentário