Portal da Cidade Umuarama

REFORMA

Obras do aeroporto de Umuarama recebem vistorias do DER e Paranacidade

Após a reforma e adequação estrutural será iniciado o processo de certificação, que demandará uma série de planos e programas

Publicado em 13/08/2018 às 05:25

Construção teve início atrasado por problemas burocráticos (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

As obras no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, que incluem reforma e ampliação da pista de pousos de decolagens, alargamento das faixas laterais e áreas de manobra, recebeu vistorias técnicas nesta semana. O canteiro de obras recebeu a visita do engenheiro Sérgio Luis Ferrari, gerente responsável do Escritório Regional Entre Rios do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), de Cruzeiro do Oeste, e que uma equipe do Programa Paranacidade, que foram acompanhados por engenheiros da Prefeitura de Umuarama.

Além dos serviços na área da pista, outra etapa de obras no aeroporto compreende a reforma e ampliação da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros, em andamento, bem como a construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), ampliação do pátio de manobras, pavimentação de um acesso à pista para o caminhão de combate a incêndios, transferência do posto de combustível e aquisição de móveis e equipamentos a serem instalados na estação e no Sescinc, implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e fator humano para operação.

O prefeito Celso Pozzobom, que tem acompanhado de perto as obras, lembra que o início atrasou devido a entraves burocráticos, “mas depois o serviço ganhou ritmo e hoje podemos ver as mudanças que estão em execução no aeroporto”, disse. Ao lado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, o prefeito afirma que a ampliação e a consolidação da linha aérea regular é um passo muito importante para a economia de Umuarama e região.

“Esta obra coloca Umuarama no mapa do desenvolvimento, pois traz visibilidade para investidores, empresários e empreendedores conhecerem nosso enorme potencial”, defendeu. Além disso, um aeroporto moderno e funcional ajuda – na visão do prefeito – “a desenvolver o turismo, os negócios, o setor educacional e tantas outras possibilidades que se abrem, sem falar na facilidade de deslocamento da população para grandes centros”, completou.

A obra inclui ainda construção de cerca operacional em todo o perímetro e ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves. Após a reforma e adequação estrutural será iniciado o processo de certificação, que demandará uma série de planos e programas a serem elaborados e certificados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


Fonte:

Deixe seu comentário