Portal da Cidade Umuarama

Iniciativa

Noel do Pão solicita que Prefeitura implante usina de asfalto de pneu reciclado

Legislador salienta que o investimento do município na efetivação da empreitada garantia a geração de emprego e renda

Postado em 15/05/2019 às 15:12 |

Iniciativas similares em outras cidades brasileiras comprovam a eficiência do asfalto advindo do uso de pneus (Foto: Câmara Municipal de Umuarama)

O presidente da Câmara de Umuarama, vereador Noel do Pão, apresentou recentemente a Indicação 204/2019, na qual solicita ao Prefeito Celso Pozzobom a implantação de uma usina de reciclagem de pneus em Umuarama.  A justificativa do parlamentar é a implantação de iniciativas similares em outras cidades brasileiras, o que comprova a eficiência do asfalto advindo do uso de pneus, assim como a qualidade do produto, superior ao da sistema de pavimentação adotado na maioria das cidades. 


Noel salienta que o investimento do município na efetivação da empreitada garantia a geração de emprego e renda, bem como seria responsável pelo processamento de pneus oriundos de Umuarama e inúmeros municípios da região e até mesmo de outros estados. “A gente sabe que os pneus velhos comprometem o meio ambiente e podem trazer doenças como a dengue. A usina seria uma maneira eficiente diminuir o problema”, completa.

 

Levantamentos feitos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2002 e 2011, apontaram que mais de dois milhões de toneladas de pneus velhos foram descartadas de maneira inadequada. Os números devem ter se elevado expressivamente após o último levantamento, tendo em vista o aumento no número de veículos em circulação no País na última década. 


A indicação de Noel do Pão sugere que o prefeito implante uma usina de reciclagem que seria utilizada na produção da matéria prima destinada à composição do asfalto de rodovias, criação de tapetes, estruturas de campo de futebol, grama sintética entre diversas outras finalidades, já que a borracha extraída dos pneus têm ampla destinação e aceitação na indústria como um todo. 

Fonte:

Deixe seu comentário