Portal da Cidade Umuarama

Transparência

Mapa atualizado em tempo real mostra obras e aquisições de Umuarama desde 2017

A ferramenta possui filtros de consulta que facilitam as buscas e permitem o acompanhamento dos respectivos investimentos em tempo real

Publicado em 28/05/2020 às 08:45

O projeto foi desenvolvido pela Controladoria Interna da Prefeitura, sob a coordenação do controlador Daniel Dutra de Souza e equipe (Foto: Prefeitura Umuarama)

Por meio de um mapa online, moradores de Umuarama ou de qualquer parte do mundo podem acompanhar as obras públicas, aquisições e contratação de empresas realizadas pela Prefeitura a partir de 2017. Com isso, é possível verificar de forma simples e rápida as construções, reformas de prédios e obras, estradas, pavimentação e recape asfáltico, implantação de redes pluviais, iluminação pública, aquisição de veículos e contratação de empresas por parte do município.

O projeto foi desenvolvido pela Controladoria Interna da Prefeitura, sob a coordenação do controlador Daniel Dutra de Souza e equipe. “O objetivo é aumentar a transparência e o controle social sobre as realizações do município, dando mais visibilidade às ações em atenção ao princípio constitucional da publicidade”, explicou.

Para o prefeito Celso Pozzobom, trata-se de uma importante ferramenta para a população saber onde e como o município tem investido os recursos públicos. “A transparência sempre foi importante nesta gestão. Temos muitas realizações e todas podem ser conhecidas e comprovadas, graças a esse acompanhamento em tempo real”, disse, parabenizando a equipe pelo bom trabalho.

A Controladoria Interna Municipal (CIM) iniciou o projeto no ano passado, quando passou a alimentar o mapa de investimentos realizados pelo poder público tanto na sede quanto nos distritos, pontuando e detalhando os investimentos exatamente nas coordenadas onde eles foram realizados. “Criamos uma ferramenta de controle para a sociedade, acessível a qualquer dispositivo ligado à internet”, disse o controlador.

O mapa do CIM, inspirado no Mapa Interativo do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), tem um link direto no site da Prefeitura e pode ser acessado diretamente neste endereço (clique aqui).

“A iniciativa equipara as informações de Umuarama às apuradas em auditorias e fiscalizações realizadas pelo TCE-PR nos municípios entre 2016 e 2018 e serve com uma funcionalidade ímpar para o jurisdicionado nas consultas dos principais assuntos abordados no Plano Anual de Fiscalização (PAF)”, acrescentou Daniel Dutra.

A ferramenta possui filtros de consulta que facilitam as buscas e permitem o acompanhamento dos respectivos investimentos em tempo real. O controlador lembra que no evento “Entrega de contas: PCA, PAF e encerramento de mandato”, realizado em fevereiro último em Umuarama, pela Escola de Gestão Pública (EGP), o coordenador de Monitoramento e Execuções do TCE-PR, Wilmar da Costa Martins Junior, conheceu o projeto e orientou que se fizesse a apresentação do mapa pelo canal de comunicação do tribunal, para estimular outros municípios a adotar a iniciativa.

Fonte:

Deixe seu comentário