Portal da Cidade Umuarama

Eleições 2020

Justiça Eleitoral de Umuarama divulga locais de votação e lista de candidatos

A Justiça Eleitoral de Umuarama também elaborou um vídeo para que o eleitor saiba como votar no próximo domingo (15)

Publicado em 13/11/2020 às 04:38
Atualizado em

A principal proteção para o dia da votação é o uso de máscara facial durante todo o tempo (Foto: TSE)

Para facilitar a vida do eleitor de Umuarama, a Justiça Eleitoral de Umuarama divulgou, nesta sexta-feira (13), um vídeo autoexplicativo sobre o procedimento de votação e, ainda, os locais de votação e seções eleitorais e lista dos partidos políticos, das coligações partidárias e dos candidatos concorrentes para a eleições 2020.

- Clique aqui e veja o vídeo autoexplicativo;

- Clique aqui e saiba os locais de votação e seções eleitorais;

- Clique aqui e conheça a lista dos partidos políticos, das coligações partidárias e dos candidatos concorrentes.

Mais informações no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Pandemia

As Eleições Municipais de 2020 serão realizadas num contexto complexo e desafiador devido à pandemia de covid-19. A Justiça Eleitoral de Umuarama reforça, a todo o momento, por meio de seus canais de comunicação, a necessidade de usar a máscara quando for votar.

Essa é uma das principais medidas de segurança indicadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020, elaborado pela consultoria gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A principal proteção para o dia da votação é o uso de máscara facial durante todo o tempo. O eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar. Ao entrar na seção, deve mostrar seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância.

Apenas em caso de dúvida na hora da identificação, o mesário poderá, excepcionalmente, pedir ao eleitor para se afastar dois passos para trás e abaixar a máscara brevemente, evitando se comunicar por esse tempo, apenas para o reconhecimento facial.

Outro cuidado que cada eleitor pode adotar é o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação. Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Além disso, quem puder deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante. Uma das principais mudanças é o horário da votação, que foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. No entanto, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, para respeitar a preferência.

Atenção às dicas para votar em segurança:

- Confira o local de votação antes de sair de casa;

- Saia de casa com a máscara;

- Se possível, leve a sua caneta;

- Não esqueça de levar anotados os nomes e números dos candidatos;

- Mantenha distância mínima de um metro e evite contato físico com outras pessoas;

- Se possível, não leve crianças e acompanhantes;

- Não deixe para votar na última hora;

- Respeite o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos;

- Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;

- Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara;

- Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar;

- Se estiver com febre, fique em casa.

Fonte: Justiça Eleitoral. 


Fonte:

Deixe seu comentário