Portal da Cidade Umuarama

História

Há 40 anos era inaugurado o Paço Municipal de Umuarama

Há exatos 40 anos, numa manhã de terça-feira, o Paço da Amizade era inaugurado

Publicado em 27/04/2022 às 18:29

No Paço da Amizade estão concentradas a maioria das secretarias municipais e setores administrativos (Foto: Assessoria)

São simples lembranças que ajudam a fazer a história. Há exatos 40 anos, numa manhã de terça-feira, num ato que encerraria seu mandato como prefeito, o médico Tuguio Setogutte inaugurou, ao lado do governador do Paraná, Ney Braga, o Paço da Amizade, uma obra moderna com exatos 4.364,48 m² de área construída, que desde então passou a ser a sede da administração municipal de Umuarama.

Por décadas a sede do Executivo funcionou em um prédio de madeira, sede da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – empresa que criou o distrito que deu origem à cidade –, na rua Arapongas, próximo à Praça Arthur Thomas. O Paço tem quatro pavimentos e foi edificado pela Construtora Vale do Piquiri. Uma frase de Tuguio, gravada na entrada do Paço da Amizade, define bem o estilo arquitetônico despojado da obra e sua força representativa: “A união de todos, o trabalho de todos, a vontade de todos fizeram esta casa. Por isso, mesmo sem fausto nem aparato, tem ela o esplendor da adição, a marca de um mundo de beleza, justiça e paz”.

Após o 27 de abril de 1982, Tuguio passou o cargo para o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Vieira, para a conclusão do mandato, em fevereiro do ano seguinte. “São 40 anos que registram a história da administração, sob o comando dos prefeitos que foram se sucedendo. Depois de Tuguio e Jorge Vieira, foram Antonio Romero Filho, Alexandre Ceranto, de novo Romero, Fernando Scanavaca (duas gestões), Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, Moacir Silva (duas gestões), Celso Pozzobom e agora, com muito orgulho, sou eu”, relata o prefeito Hermes Pimentel da Silva.

No Paço da Amizade estão concentradas a maioria das secretarias municipais e setores administrativos. Conta com a Galeria dos Prefeitos (fotografias e informações de cada administrador) e o Anfiteatro Haruyo Setogutte, utilizado para reuniões, palestras e encontros de interesse público. “Após 40 anos o prédio ainda é uma referência na arquitetura da cidade e um dos locais mais fotografados por visitantes. É um ícone de Umuarama”, finaliza Pimentel.

Fonte:

Deixe seu comentário