Portal da Cidade Umuarama

ASSISTÊNCIA

Governo faz mutirão para que idosos não percam benefício

Em Umuarama 660 beneficiários precisam fazer o cadastro; confira a lista completa por município da região

Publicado em 30/10/2018 às 00:55

A regularização do cadastro também permite o acesso a outros programas socioassistenciais (Foto: AEN)

O Governo do Paraná está iniciando um grande mutirão para localizar e cadastrar pessoas idosas ou pessoas com deficiência que podem perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se não estiverem incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até 31 de dezembro. Por determinação do governo federal, os beneficiários que não atenderem a esta exigência terão o benefício bloqueado ou suspenso a partir de janeiro de 2019.

Para evitar que isto aconteça, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Celepar, elaborou um levantamento completo com dados sobre as 56.728 pessoas que ainda precisam ser cadastradas no Paraná. O documento será encaminhado aos municípios. “Estamos convocando todos prefeitos do Estado para abraçarem conosco esta missão”, afirma a secretária Nádia Moura.

Segundo a titular da pasta da Família, o Estado vai repassar aos gestores municipais uma listagem com nomes e endereços, para que seja feita a busca ativa das pessoas. “Vamos fazer a busca de casa em casa”, diz Nádia. As visitas serão realizadas por equipes de assistência social e agentes comunitários de saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde. A meta é alcançar todos os beneficiários até o dia 15 de dezembro.

Nádia explica que para atualizar o cadastro é preciso comparecer a um dos 569 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Estado. Caso o beneficiário tenha dificuldade para deslocamento, o procedimento pode ser feito pelo responsável familiar.

A regularização do cadastro também permite o acesso a outros programas socioassistenciais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Tarifa Social, dentre outros.

Número de beneficiários que ainda precisam realizar o cadastro, por cidade:

Perobal - 56
Mariluz - 110
Francisco Alves - 66
São Jorge do Patrocínio - 40
Alto Piquiri - 106
Esperança Nova -  11
Altônia - 155
Xambrê - 58
Icaraíma - 67
Pérola - 87
Douradina - 50
Nova Olímpia - 36Tapira - 36
Umuarama - 66
Maria Helena - 42
Ivaté - 31
Brasilândia do Sul - 31
Cruzeiro do Oeste - 12
Iporã - 78
Alto Paraíso - 14
Cafezal do Sul - 14 

Fonte:

Deixe seu comentário