Portal da Cidade Umuarama

Novos rumos

Fernando Scanavaca assume a administração de Umuarama para o período 2025-2028

Tendo Marcia Bononi como a primeira vice-prefeita da história da cidade, prefeito anunciou os nomes dos novos secretários

Publicado em 02/01/2025 às 07:02
Atualizado em

O prefeito destacou diversas mudanças técnicas que devem ser adotadas para responder às expectativas dos eleitores (Foto: Divulgação/PMU)

O Anfiteatro Haruyo Setogutte foi palco de posse da 16ª legislatura de Umuarama, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (1°), quando o empresário Fernando Scanavaca, eleito com mais de 25 mil votos, tomou posse para o mandato de 2025 a 2028. A empresária Marcia Bononi foi empossada como vice-prefeita – a primeira mulher a ocupar o cargo na história da cidade.

A sessão foi aberta pelo vereador mais velho entre os eleitos, Newton Soares, que foi secretariado pela vereadora Cris das Frutas. Aberto o espaço para apresentação de chapas para a mesa diretora da Câmara Municipal, apenas uma foi inscrita e o novo presidente da Casa é o vereador Luiz Antonio Caviquioli, o vice é Ednei dos Esportes, a 1ª secretária é Cris das Frutas e o 2° secretário é Jabá da Carroceria. Todos os 10 eleitos fizeram seus juramentos, conforme determina a legislação e os regimentos.


O novo presidente da Câmara convidou o prefeito e a vice para tomarem parte na mesa, conduzidos pelos vereadores Lucas Grau e Enfermeira Rosângela. Fernando Scanavaca e Marcia Bononi prestaram o juramento e foram declarados oficialmente empossados, em mesa que tinha como convidado especial o ex-ministro da Justiça e ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, deputado Dr. Osmar Serraglio.


Prefeito de todos

Fernando Scanavaca fez questão de afirmar que chega com força total para resgatar a credibilidade e dissipar a instabilidade política que, segundo afirmou, foram responsáveis para que ele, após 20 anos, se sentisse fortalecido para mais uma jornada como prefeito de Umuarama (ele governou o município de 01/01/1997 a 31/12/2004). “Chegamos para incentivar negócios, oferecendo apoio a todos os empreendedores que queiram investir em nossa cidade e contribuir com a geração de empregos e oportunidades. Nossa missão é lutar, com muita garra e determinação, pelo desenvolvimento econômico e social de Umuarama, que é nossa cidade e nosso orgulho”, registrou.

Ele pediu ‘paciência’ à população neste início de mandato, já que tem como plano diversas mudanças técnicas para responder às expectativas dos eleitores. “Faremos uma gestão com honestidade, competência e muito, muito trabalho. Agradeço à Márcia Bononi e toda a minha gratidão à minha família. Neste momento tenho em meu coração a lembrança de meu pai, Valter Scanavaca, que completaria 92 anos no mês passado, e gostaria de me ver novamente à frente da Prefeitura; ele é meu melhor modelo de honestidade e coragem para encarar os desafios”, afirmou.

Scanavaca também destacou que uma campanha política vai só até o término das eleições, depois não existem lados opostos para aqueles que têm como objetivo comum o desenvolvimento da cidade e a valorização de todos os cidadãos. “Este é o momento para nos unirmos por Umuarama. Eu tenho o compromisso de lutar por toda a população e não apenas para aqueles que votam em mim e na Marcia. Tenham certeza de que nossa cidade será justa e próspera”, garantiu.

Missão cumprida

Em seu discurso de despedida, o ex-prefeito Celso Pozzobom – que participou da cerimônia de posse ao lado da esposa Dulce Barreiros Pozzobom e dos filhos Ana Paula e César – fez um agradecimento especial ao secretariado que esteve a seu lado e enalteceu a dedicação e o empenho dos servidores, comissionados e efetivos, “que muito contribuíram para o sucesso da administração”, apontou.

Após um relato das dificuldades encontradas no início de sua primeira gestão, em 2017, dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 – que durou cerca de 18 meses – e do período em que ficou afastado da Prefeitura, Pozzobom destacou as ações que alavancaram a arrecadação, falou da atração de grandes investimentos públicos e privados, que aumentaram a oferta de empregos na cidade, das obras estruturantes e do orçamento do município.

“Deixamos a cidade preparada, com projeção firme de crescimento e muito melhor do que quando a recebemos. Tenho certeza que o prefeito Fernando Scanavaca vai fazer um grande trabalho com sua equipe e avançar ainda mais no desenvolvimento de Umuarama”, completou o ex-prefeito, desejando sucesso ao novo prefeito.

Confira o secretariado:

Administração - Cleber Bomfim

Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) - Benedito Moreno dos Santos

Agricultura - Geraldo Remor Pikler

Assistência Social -  Maria Luisa Vicente Bertoco

Educação - Letícia Labiak Pereira

Esporte e Lazer - Gentil Soares de Lima

Fazenda - Andreia de Paula Guimarães

Fundação Cultural - Rodrigo Fernandes Pereira

Gabinete e Gestão Integrada - Antonio Carlos Favaro

Habitação - Nelson Brigeschi Junior

Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar - Claudio Marconi

Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos - Renato Caobianco dos Santos

Procuradoria-Geral - Rosane Stedile Pombo Meyer

Saúde - Lisbeth Petito Scanavaca

Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana - Valdecir Gonçalves Capelli

Serviços Públicos - Valério Silva

Serviços Rodoviário - José Orlando da Silva

Aceleração Econômica - Sergio Vercezi

Inovação e Tecnologia - Edvaldo Ceranto Junior

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp