Portal da Cidade Umuarama

Vereadores

Em sessão solene, Câmara homenageia os 500 anos da Reforma Protestante

A Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero gerou também uma revolução social e política

Publicado em 01/12/2017 às 08:15

Os vereadores Deybson Bitencourt e Mateus Barreto: autores do pedido de homenagem (Foto: Reprodução/Facebook)

A Câmara de Vereadores de Umuarama realiza, nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h, sessão solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, data celebrada no último dia 31 de outubro. A homenagem que contará com membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Umuarama, foi solicitada pelos vereadores Deybson Bitencourt (PDT) e Mateus Barreto (PPS) e é aberta ao público.

A Reforma Protestante foi um movimento liderado por Martinho Lutero no século 16. Por meio da publicação de suas 95 teses, ele questionou diversos pontos e dogmas da doutrina da Igreja Católica, propondo mudanças. Lutero teve o apoio de religiosos e governantes europeus, o que gerou uma revolução também social e política.

Conquistas

“A Reforma Protestante transformou a sociedade, trouxe a liberdade de expressão com inovação à educação, ela diferenciou Estado de religião, trazendo conquistas sociais e políticas”, disse o vereador Mateus Barreto. 

Para os vereadores, a proposta do religioso alemão deve permear a política com seu principal exemplo: não permitir que o evangelho seja usado para corromper lideranças. Quem está no poder não pode estar apenas pelo poder. “Lutero propôs o fim de uma sociedade hierarquizada em que o conhecimento e o poder eram privilégio de um pequeno grupo”, complementou o vereador Deybson Bitencourt.

Fonte:

Deixe seu comentário