Portal da Cidade Umuarama

Centro de referência melhora atendimento a crianças, mulheres e gestantes de Umuarama

Publicado em 01/08/2017 às 05:35

Umuarama - O Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), estruturado para atender crianças, mulheres e gestantes, ganhou novas instalações na manhã desta segunda-feira, 31. Cerca de 200 pacientes serão atendidos diariamente na unidade, que fica na rua Paulo Pedrosa de Alencar, 4311, centro – bem próximo da sede da Secretaria Municipal de Saúde. O corpo clínico conta com 16 médicos, sendo oito pediatras e oito ginecologistas, atendendo a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros.

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária da Saúde, Cecília Cividini, receberam diversas lideranças para a inauguração, entre elas o deputado federal Osmar Serraglio, o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, a presidente da Câmara, Maria Ornelas, os vereadores Newton Soares, Ana Novais e Júnior Ceranto, secretários municipais e o representante do deputado estadual Fernando Scanavaca, Jair Vieira.

A secretária Cecília Cividini disse que o espaço vai acolher bem a comunidade e oferecerá atendimento mais humanizado, com mais comodidade e melhor estrutura. “O paciente deverá passar pela UBS para a consulta normal, com o clínico geral ou a enfermeira, e havendo necessidade será encaminhado para o CRMI. Com o encaminhamento em mãos, irá até a recepção e agendará a consulta”, explicou. Haverá consultas especializadas nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Para o prefeito Celso Pozzobom, o objetivo da administração é melhorar o atendimento à população “e a equipe da Saúde tem feito um bom trabalho”, disse, destacando o curto espaço de tempo em que a unidade foi preparada para funcionar. “A sede antiga era muito pequena para a demanda. Neste novo endereço, além do aluguel ser mais vantajoso temos muito mais espaço. Esse investimento, embora não tenha recursos diretos, é resultado das parcerias que temos com nossos deputados e representantes junto ao governo”, agradeceu.

O custo estimado de manutenção do CRMI será de R$ 170 mil mensais, “um exemplo dos grandes investimentos que temos feito na saúde, superando com folga o limite mínimo de 15% da arrecadação – já que atingimos quase 30% das receitas investidos no setor”, explicou, lembrando a agilidade nas consultas com especialistas – que reduziram pela metade em 6 meses a demanda de 30 mil atendimentos herdada da gestão anterior.

A presidente da Câmara, Maria Ornelas, parabenizou o prefeito e a secretária Cecília pelas ações de impacto no setor de Saúde, que traz reflexos imediatos na qualidade de vida da população e o deputado Osmar Serraglio colocou-se à disposição do município para conseguir mais apoio do governo federal para obras e investimentos nas mais diversas áreas.

Além das consultas, os médicos do centro de referência realizarão procedimentos como colocação do dispositivo intrauterino (DIU); cauterização de feridas no útero; acompanhamento de casos suspeitos de câncer de colo do útero; acompanhamento de pré-natal; e coleta de material para exame preventivo do câncer, entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário