Portal da Cidade Umuarama

Política

Câmara Municipal de Umuarama começa os trabalhos da CPI da Covid 19

Segundo investigações do MPPR, uma organização criminosa teria desviado R$ 19 milhões da área da saúde do município

Publicado em 01/06/2021 às 03:44
Atualizado em

A presidência da Comissão está com a vereadora Ana Novais, a vice-presidente com Ednei do Esporte e a relatoria dos trabalhos é de Mateus Barreto (Foto: Assessoria)

Foi realizada na manhã desta terça-feira (01) a primeira reunião da CPI da Covid 19, depois de instituídos os membros que farão parte da coordenação das tratativas. A presidência da Comissão está com a vereadora Ana Novais, a vice-presidente com Ednei do Esporte e a relatoria dos trabalhos é de Mateus Barreto. Cris das Frutas e Sorrisal são suplentes.

Primeiramente houve votação e aprovação da ata da reunião ocorrida semana passada, na qual foram eleitos os membros. Ana Novais também concedeu palavra a todos os vereadores presentes, entre eles o presidente da Câmara, Fernando Galmassi e Pé Duro. Eles não são membros da CPI, tendo em vista o número de vagas serem estipulados em cinco integrantes, porém, os parlamentares acompanharão todos os trâmites.

Outra etapa foi à deliberação do regulamento interno da CPI n° 01/2021. O relator leu na íntegra o Regulamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, legalmente denominada de Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid 19. Na deliberação o conteúdo foi aprovado sem alterações. O regimento delimita as ações e etapas pelas quais a CPI será sequenciada.

Também ficou definida a elaboração de dois ofícios destinados ao presidente da Casa Legislativa. Um deles solicita que a presidência proceda com designação de determinados servidores da Casa que possam vir a auxiliar no processo. O outro pede a contratação de um servidor que possa auxiliar diretamente os vereadores no trâmite da CPI, provavelmente um assessor de comissões.

Ainda na reunião foi requerido o envio de documento oficial ao Ministério Público do Paraná, que comanda a Operação Metástase, informando ao órgão a respeito da instituição da CPI e do início dos seus trabalhos.

A Operação Metástase investiga uma organização criminosa suspeita de ter desviado R$ 19 milhões da área da saúde de Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário