Portal da Cidade Umuarama

Educacional

Câmara lança cartilha de formação política para as crianças

Para políticos, é preciso desde cedo conhecer as atribuições dos órgãos que representam o cidadão

Publicado em 23/11/2017 às 02:36

Material desenvolvido pela Câmara Municipal vai diretamente ao encontro da promoção da cidadania (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A presidente da Câmara Municipal de Umuarama, vereadora Maria Ornelas e dos vereadores Ana Novais e Noel do Pão, fizeram na manhã desta quinta-feira (23) a entrega oficial da cartilha Conheça o Poder Legislativo Municipal, material didático/informativo que será distribuído aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, tendo em vista o tema ser conteúdo debatido em sala de aula. O lançamento aconteceu no anfiteatro da prefeitura, durante reunião de trabalho coordenada pela secretária de educação, Maria Clory Zanferrari, contando ainda com a presença do prefeito Celso Pozzobom. 

Em sua explanação, a presidente Maria Ornelas destacou o trabalho desenvolvido na confecção do material, que foi criado por agência de publicidade devidamente contratada pela Câmara mediante processo licitatório. Ela chamou a atenção para a linguagem e conteúdo da cartilha, que se volta para o Poder Legislativo Municipal, detalhando o Poder Legislativo Municipal e de que maneira ele é composto. Por outro lado, o conteúdo também aborda os deveres do cidadão. 

Ornelas também chamou a atenção para o formato escolhido para apresentar as informações, que são conduzidas por dois personagens fictícios: Manu e Eduardo, que convidam a criança a fazer a conhecer o Poder Legislativo Municipal e suas atribuições. As ilustrações foram produzidas por um ilustrador, que retratou crianças e autoridades de forma lúdica e envolvente, conciliando um texto bem elaborado e que abre precedente para discussões, inclusivo sobre terminologias que se referem às tratativas e trâmites de uma Câmara Municipal. 

A secretária de Educação, Maria Clory Zanferrari destacou a relevância do material e de como este conteúdo será bem explorado em sala de aula, atendendo a grade curricular que também estuda a estruturação dos poderes e sua constituição. 

O prefeito Celso Pozzobom chamou a atenção para a formação dos pequenos cidadãos, que precisam desde cedo conhecer as atribuições dos órgãos que representam o cidadão. Para ele, o material desenvolvido pela Câmara Municipal vai diretamente ao encontro da promoção da cidadania. 

Fonte:

Deixe seu comentário