Portal da Cidade Umuarama

Câmara de vereadores de Umuarama elege suas comissões permanentes

Publicado em 21/02/2017 às 00:52

Umuarama – Após o recesso parlamentar, aconteceu nesta segunda-feira (20), a primeira sessão ordinária do pleito 2017/2020. Em pauta, a eleição das Comissões Permanentes, as quais têm como atribuição a discussão das propostas de leis que são apresentadas ao Poder Legislativo, manifestando e emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres. Na pauta da ordem do dia, estavam ainda 48 indicações, 12 requerimentos, além da publicação de 15 projetos.

A sessão desta segunda-feira também contou com a presença de autoridades, dentre as quais: o prefeito Celso Pozzobom; o bispo diocesano, dom Frei João Mamede Filho e o pastor e presidente da AME (Associação de Ministros Evangélicos de Umuarama), Rodrigo Guitierrez.

Em seu pronunciamento, dom Mamede endossou definições de política e ética, com enfoque especial para a pessoa humana e da efetivação de ações políticas que venham ao encontro do resguardo dos direitos mais importantes. “A tutela dos direitos da pessoa humana é condição necessária para que os cidadãos, individualmente ou em grupo, possam participara ativamente da vida e da gestão pública”, endossou o religioso.

Ao fazer uso da palavra, o pastor Rodrigo Guitierrez salientou a amizade e apreço que possui para com os parlamentares da Casa. Ele endossou a expectativa que a sociedade tem para com a nova legislatura, chamando a atenção ainda para o resguardo da família seus valores. “O que não se conserva, apodrece”, reforçou.

Seguindo a tradição, o prefeito Celso Pozzobom fez o discurso oficial, como chefe do Executivo, dando assim as boas vindas aos parlamentares recém-empossados. Em suas palavras, o prefeito fez questão de salientar a força de vontade dos representantes do Legislativo, que, de acordo com ele, demonstra muita vontade de trabalhar.

O prefeito também destacou a crise econômica que o Brasil atravessa e que tem buscado a união de forças em prol dos interesses da coletividade. “Há muito tempo, a prefeitura de Umuarama não é aberta a tantas reuniões, e, teve a presença tão intensa do prefeito na comunidade”, disse Pozzobom, que completou, clamando também por uma Câmara participativa e que aconselhe a Administração Municipal.

Encerrado o pronunciamento do prefeito, deu-se início ao debate da pauta da sessão, com a tribuna livre. Além dos parlamentares, o advogado Arlindo Vieira também se pronunciou, em nome do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Ele falou em defesa da APA (Área de Preservação Ambiental) e no resguardo da preservação das áreas ambientais.

Comissões permanentes

Após as explanações dos inscritos na tribuna livre e discussão de requerimentos inseridos na ordem do dia, teve início o processo de eleição dos vereadores a compor as comissões permanentes. O resultado ficou o seguinte:

Comissão de economia, finanças e fiscalização
Presidente: Ronaldo
Membros: Deybson Bitencourt e Marcelo Nelli 

Comissão de educação, cultura, bem-estar social e ecologia
Presidente: Professora Ana Novais
Membros: Deybson Bitencourt e Junior Ceranto

Comissão de justiça e redação
Presidente: Junior Ceranto
Membros: Mateus Barreto e Professora Ana Novais 

Comissão de serviços e obras públicas
Presidente: Newton Soares
Membros: Noel do Pão e Ronaldo

Fonte:

Deixe seu comentário