Portal da Cidade Umuarama

Câmara de Vereadores de Umuarama discute aumento de cadeiras

Publicado em 03/10/2017 às 01:37

Umuarama – Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (03), na sede do Poder Legislativo Municipal, para discutir sobre o cumprimento do artigo 29, da Constituição Federal, que prevê a composição das Câmaras em municípios com mais de 80 mil habitantes e não superior a 120 mil, como o caso de Umuarama.

O inciso IV - alínea “e” da Constituição prevê o número de 17 parlamentares como representantes da sociedade a ocupar uma cadeira junto ao Poder Legislativo.

Durante o encontro, realizado na Sala de Reuniões Germano Norberto Rudner, que contou ainda com a presença de todos os vereadores, o assunto foi debatido amplamente, levando em consideração os prós e contras da iniciativa.

Nos próximos dias novos encontros com representantes de outros segmentos da sociedade serão agendados, ampliando ainda mais a explanação sobre o assunto. Somente depois o diálogo com a sociedade será tomada decisão sobre apresentação ou não do projeto para apreciação em plenário.

Ainda conforme o artigo 29 da CF, ele deve ser regida pela Lei Orgânica, sendo o texto apresentado à votação em plenário por duas sessões ordinárias, com interstício mínimo de 10 dias e, aprovada por no mínimo dois terços do colegiado de vereadores.

 Lideranças presentes no encontro desta terça-feira (03):

Aldo Henrique Alves (Presidente da UAB subseção de Umuarama), Ornando Luiz Santos (Presidente da Aciu), Milton Gaiari (Presidente da Sociedade Rural de Umuarama), Luiz Genesio Picolotto (representando o Prefeito Celso Luiz Pozzobom), Celso Zolim (CDU - Conselho desenvolvimento de Umuarama), Paulo Jose dos Santos (Presidente Rotary Clube Umuarama), Venerável Mestre Antônio Ângelo Colombo (Loja Maçônica Luz, Ciência e Liberdade), Marcelo Adriano dos Santos (Presidente do Lions Clube de Umuarama), Paulino Novais (AME - Associação de Ministros Evangélicos de Umuarama), Edilson José Gabriel (Coordenador do Sindicato dos Bancários), José Donizete Galheta (Presidente Sispumu), Orlando L. Santos (Presidente da ACIU), Elizeu Vital Silva (Presidente do Conselho de Segurança), Mario Aluízio Zafanelli (Sindicato Rural de Umuarama), Edvaldo Lopes de Farias (Padre), Reinaldo H. Fernandes (Sindicado dos Bancários), Paulino de Almeida (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Luiz Carlos Fernandes (Sindicato dos Bancários), Delcídio de Camargo (Ass. Jardim América e Aratimbó) e Luiz Cezar Bento (Padre).

Fonte:

Deixe seu comentário