Portal da Cidade Umuarama

Troca

Bolsonaro vem a Foz do Iguaçu para posse do diretor-geral de Itaipu

Presidente participa de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Luna e Silva

Publicado em 25/02/2019 às 01:59
Atualizado em

Presença do presidente reforça interação entre o Estado e autoridades federais (Foto: Nilton Rolin)

O presidente Jair Bolsonaro cumpre no Paraná o primeiro compromisso administrativo programado fora de Brasília desde que assumiu o cargo. Ele participa nesta terça-feira (26), em Foz do Iguaçu, da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, general Joaquim Luna e Silva. Antes desta agenda, Bolsonaro havia saído da capital federal para ir a Minas Gerais, em caráter de emergência, por causa do desastre de Brumadinho. Ele também foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

O governador em exercício Darci Piana acompanha a agenda de Bolsonaro no Paraná em razão da viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior aos Estados Unidos. A solenidade na Usina de Itaipu também contará com as presenças do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez; dos ministros brasileiros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; além de autoridades paraguaias.

“Importante esta deferência do presidente vir ao Paraná para a solenidade. É essencial para o Estado esta proximidade, para que possamos avançar em ações conjuntas”, destaca o governador em exercício. “Será uma boa oportunidade para reforçarmos a defesa de nossos projetos de infraestrutura e logística, que também envolvem o Paraguai e a direção da Itaipu”, completa Darci Piana, citando a construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz, e a proposta do corredor bioceânico, ligando o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile.

Paraná

Piana destaca que o Paraná tem sido protagonista na interação com o governo federal. Ele que cita que em cerca de 40 dias, o Estado já recebeu três visitas de ministros. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, teve dois compromissos em cidades paranaenses. Primeiro, em janeiro, participou da cerimônia de início da colheita nacional da soja, em Apucarana, e, em fevereiro, acompanhou as atividades do Show Rural, em Cascavel.

Em janeiro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no Paraná para a comemoração pelos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz. Na oportunidade ele conheceu a usina de Itaipu e ficou impressionado com o tamanho da estrutura. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, também cumpriu agenda no Palácio Iguaçu, assim como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O governador em exercício, Darci Piana, acompanha a agenda de Bolsonaro em Foz do Iguaçu

Fonte:

Deixe seu comentário