Portal da Cidade Umuarama

Política

Mateus Barreto surge como solução à falta de representantes locais no Congresso

Com discurso conciliador, longe da polarização vigente, o advogado é pré-candidato a federal com o apoio do partido Podemos

Publicado em 02/06/2022 às 16:47
Atualizado em

Mateus Barreto, de 32 anos, lançou a sua pré-candidatura a deputado federal com o apoio do partido Podemos (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A falta de representatividade política da região de Umuarama no Congresso Nacional levou o vereador Mateus Barreto de Oliveira, de 32 anos, a lançar a sua pré-candidatura a deputado federal com o apoio do partido Podemos.

Usando de discurso conciliador, longe da polarização vigente, o advogado está focado em construir um projeto que priorize a demanda e o desenvolvimento regional, se sua candidatura se concretizar.

“A proposta para essa pré-candidatura nasceu a partir da lacuna política que existe no momento, e tem sido bem aceita. A sociedade destaca que Umuarama não pode ficar sem um representante federal”, revela Barreto.

Deputado federal de Umuarama

A falta de um deputado federal com olhar sobre Umuarama, uma pessoa nascida no município e assim conhecedora dos anseios locais, impacta, conforme mesmo ressalta o vereador, nas emendas legislativas que trazem recursos.

“As emendas parlamentares são responsáveis pela manutenção de serviços, e o desenvolvimento de projetos fundamentais para a população, além de obras de infraestrutura”, explica Mateus, se referindo principalmente aos recursos destinados ao Hospital do Câncer Uopeccan e à construção de creches, escolas e unidades de saúde.

Tributação nociva à economia

Mas o plano de um possível trabalho federal que se desenvolve já neste projeto de pré-candidatura não se resume à destinação de recursos à região. Em conversa com o Diretor da Franquia Portal da Cidade, Guilherme Turcato, o vereador destacou preocupação com a tributação vigente.

Vereador Mateus Barreto em visita ao Diretor da Franquia Portal da Cidade, Guilherme Turcato

Para Barreto a atual legislação tributária é nociva à produção e à prestação de serviços, e que o grande número de tributos, impostos, taxas e contribuições complicam enormemente a vida dos cidadãos e das empresas.

"Nosso sistema tributário não pode ser focado na produção e consumo predatórios, gerando um mecanismo de busca do capital pelo método especulativo, e que cuja carga tributária pesa mais sobre os mais pobres”, destacou o vereador.

Industrialização

A falta de vocação de Umuarama para a indústria é um tema que também está no alvo do político. Ele acredita que a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Paraná, em Umuarama, vai ajudar o município a se desenvolver.

ZPE é uma área de livre comércio, um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados, o que garante mais competitividade.

Educação

Na visão do parlamentar municipal, um deputado federal também pode auxiliar substancialmente a melhoria da educação básica, e no caso de Umuarama – polo do ensino superior –, na criação de cursos que supram a necessidade regional, principalmente se ocorrer a criação de indústrias com a ZPE.

Os principais desafios estão relacionados à evolução da alfabetização e à inclusão das crianças, à formação continuada de seus professores e segue para o ensino profissionalizante de adolescentes e adultos. Atualmente o munícipio tem demanda por mão de obra qualificada.

Fonte:

Deixe seu comentário