Portal da Cidade Umuarama

Legislativo

Bancada de oposição pede transparência para as comissões permanentes

Vereador quer a gravação em áudio e vídeo dos encontros e ainda a transmissão via web

Publicado em 23/02/2018 às 01:51
Atualizado em

Para o vereador Deybson Bitencourt, há necessidade de maior tempo de análise de assuntos que demandam pesquisa técnica (Foto: Arquivo pessoal)

Em nome da bancada de oposição, na tarde desta sexta-feira (23), o vereador Deybson Bitencourt sugeriu que a presidência da Câmara Municipal de Umuarama altere artigo do regimento interno que dita as regras de funcionamento das comissões permanentes. A bancada de oposição é formada ainda pelos vereadores Jones Vivi e Mateus Barreto.

De acordo com o vereador, atualmente os projetos de lei são lidos nas sessões ordinárias de segunda-feira e já no dia seguinte elas têm que se posicionar na maioria das vezes sobre assuntos que dependem de mais tempo para análise. “A ideia é que essas comissões tenham uma semana para avaliar os temas”, argumenta o legislador.

Mas a grande alteração desejada pela bancada é a maior transparência dos encontros das comissões, hoje realizadas a portas fechadas na sala de reunião próxima ao plenário. “Desejamos que as reuniões sejam transmitidas na web, no Portal da Câmara Municipal e gravadas em áudio e vídeo”, comentou.

As comissões permanentes são órgãos técnicos criados e constituídos de vereadores com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara Municipal. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de o assunto ser levado ao plenário.

Composição das comissões permanentes

Comissão de Justiça e Redação: vereador Junior Ceranto; Ronaldo Cardoso e Deybson Bitencourt, tendo como presidente Junior Ceranto. 

Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização: Ronaldo Cardoso; Mateus Barreto e Newton Soares, tendo como presidente Ronaldo Cardoso. 

Comissão de Serviços e Obras Públicas: Mateus Barreto, Newton Soares e Noel do Pão, tendo como presidente Newton Soares. 

Comissão de Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia: Ana Novais, Deybson Bitencourt e Junior Ceranto, tendo como presidente Ana Novais.

Fonte:

Deixe seu comentário