Portal da Cidade Umuarama

Programa

Atração de investimentos chega ao planejamento estratégico de Umuarama

Encontro resultou em propostas que serão discutidas e refinadas para inclusão em portfólio que apresentará a cidade a investidores

Publicado em 25/07/2018 às 06:17
Atualizado em

Objetivo é consolidar a cidade como polo regional por meio de um parque industrial de tecnológico (Foto: Arquivo/PMU)

O Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) teve uma reunião importante nesta terça-feira (24) com o prefeito Celso Pozzobom, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, e representantes de vários setores da economia, instituições de ensino superior, empresas públicas e privadas e entidades de classe.

“Após um diagnóstico dos potenciais socioeconômicos de Umuarama, bem como das suas necessidades e desafios para sedimentar o desenvolvimento, chegou o momento do planejamento estratégico, de definir em que direção vamos seguir, com base em todas as informações levantadas”, explicou o secretário, ao abrir a reunião.

A apresentação dos dados foi feita pela assessora técnica Maria Cecília Flores Cordeiro, da Agência Paraná de Desenvolvimento, que citou exemplos de cidades paranaenses que estão mais adiantadas com o PMAI – como Ponta Grossa, Londrina, Maringá e São José dos Pinhais.

“Os próximos passos são consolidar Umuarama como polo regional, criar um ecossistema tecnológico – visando estabelecer um parque industrial de tecnologia – e formatar a proposta comercial de Umuarama, com folder, mapa de interesses e contatos para ‘vender’ a cidade no país e no exterior, aproveitando os contatos já estabelecidos com as câmaras de comércio de países como Japão, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido”, explicou.

O caminho, segundo o prefeito, é atrair empresas e conquistar mercados para gerar mais empregos, aumentar a renda média da população e aproveitar os profissionais formados todos os anos nos variados cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e técnico. “Estamos trabalhando bastante para melhorar a logística, os acessos à cidade e aos parques industriais, bem como a ampliação do Aeroporto Municipal, que em breve deverá receber voos comerciais.

A reunião resultou em propostas que serão discutidas e refinadas para inclusão no portfólio de Umuarama, para apresentar a cidade aos investidores. “Queremos exportar, colocar nossos produtos no exterior, mas também atrair investimentos, empresas, indústrias para aproveitar o nosso potencial, em matéria-prima e mão de obra”, completou o secretário Bácaro.

Maria Cecília lembrou que o cenário para o futuro de Umuarama é bem positivo, porém o momento de fazer a diferença é agora. “Cerca de 22% da massa salarial do município vem da indústria de transformação, um índice melhor que a média estadual (de 18%), mas que ainda pode melhorar. É preciso promover o comércio, pensar em zonas de processamento de exportação (ZPE) e colocar os produtos de Umuarama no mundo”, completou.

Participaram da reunião secretários municipais, representantes da Unipar, UEM, Sincouma, Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), sindicato do comércio, Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), Sanepar, Copel, bancos e cooperativas de crédito (Sicredi e Sicoob), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sistema S, IBGE, Receita Estadual, Sociedade Rural e Diretora de Trânsito (Umutrans), Emater e Senar, além de empresários e membros de outras entidades.

Fonte:

Deixe seu comentário