Portal da Cidade Umuarama

Arte

Abraão Hachicho é titulado cidadão honorário de Umuarama

Artista ganhou notoriedade por retratar em suas telas Umuarama no início do processo de colonização

Publicado em 24/08/2018 às 07:29

A honraria foi proposta pela vereadora Maria Ornelas e aprovada por todos os vereadores (Foto: Câmara de Umuarama)

Em uma noite emocionante e com grande temática cultural, aconteceu na última quarta-feira (22), a solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário ao artista plástico Abraão Souza Hachicho, no plenário da Câmara Municipal de Umuarama. A honraria foi proposta pela vereadora Maria Ornelas, aprovada por todos os vereadores no exercício legislativo de 2017. 

Dentre os presentes, o secretário de gabinete e gestão integrada da Prefeitura Municipal de Umuarama, Luiz Genésio Picolotto, que na ocasião representou o prefeito Celso Pozzobom, ausente por motivo de viagem previamente agendada, membros da Academia Umuaramense de Letras, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e demais autoridades no âmbito municipal.  

Ao discursar, a presidente Maria Ornelas destacou a relevância de Hachicho enquanto artista. “O ilustre homenageado traz a força do próprio nome. Digo isso, pois, Abraão significa pai de uma multidão ou pai de muitos. A origem do nome é hebraica: Abrahan, formado pelas palavras Abram, que significa pai elevado e, hamom, que significa muitos, multidão”. 

 Ornelas também enalteceu os dons do homenageado, que é um autodidata enquanto artista e em inúmeras outras vocações. “Ao conhecer a pessoa do Sr. Hachicho, após alguns minutos de conversa percebi a grandeza deste ser humano que, com traços de simplicidade, humildade, discrição e até mesmo certa timidez, apresenta em suas telas uma alegria, um brilho especial, condizendo com a grandeza de sua pessoa”, disse a presidente da Câmara. 

Também fizeram uso da palavra, o Sr. Genésio Picolotto e Sra. Maria Pelarigo, esta membro da Academia Umuaramense de Letras, que se pronunciou em nome de todos os outros membros. Ambos destacaram as tantas qualidades deste, agora, filho de Umuarama. 

Humilde, ao discursar já titulado Cidadão Honorário, Hachicho destacou a satisfação da honraria, principalmente à Maria Ornelas e a Maria Pelarigo, que é madrinha da Abraão neste contexto, uma vez que foi ela quem sugeriu à Ornelas o nome do mesmo, levando em conta a sua arte e seu importante papel em retratar Umuarama, já que muitas das obras de Hachicho estampam a Umuarama antiga.

Fonte:

Deixe seu comentário