Portal da Cidade Umuarama

Decano

Sargento reformado mais antigo de Umuarama recebe homenagem por seus 90 anos

O sargento Manoel dos Santos Correa foi condecorado com uma medalha do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná

Publicado em 05/08/2020 às 02:50
Atualizado em

O sargento reformado Manoel dos Santos Correa é recebido com honras militares no 25º BPM de Umuarama (Foto: Giovane Ropelli)

Quando o sargento reformado Manoel dos Santos Correa completou 90 anos no último dia 27 de julho, o militar não esperava que o presente e a sua maior emoção relacionada à data ocorreriam na tarde desta quarta-feira (05) no 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama.

Devidamente fardado e com direito a transporte e recepção com honras militares, o sargento Correa foi recebido na sede do 25ºBPM, onde durante uma cerimônia ele foi condecorado com uma medalha do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná pelo seu aniversário e por ser o policial militar mais antigo que atuou em Umuarama.

O sargento reformado Manoel dos Santos Correa ao lado do tenente-coronel Carmelito dos Santos, comandante do 25ºBPM

Correa foi admitido na Polícia Militar em 1951 e entrou na reserva em 1982. Ele recebeu a medalha das mãos da soldado Élica Amaral Perrut de Freitas, neta oriunda do seu segundo casamento e hoje membro da corporação militar na Capital da Amizade. “Acho mais do que justa que a entrega desta merecida medalha seja feita por sua neta”, disse o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel Carmelito dos Santos, que havia sido designado para entregar a homenagem.

Como não poderia ser diferente, o recebimento da medalha foi marcado pela emoção da família do militar que tem dois filhos e dois netos. Visivelmente emocionada e feliz com a homenagem, a filha de Correa falou da expectativa do pai: “Ele estava ansioso para receber essa medalha que vem da polícia que ele tanto ama e que por anos serviu”, destacou Rubia Correa.

Sargento Manoel dos Santos Correa ao lado da família durante entrega de medalha por seus 90 anos

Claro que todos que estavam presentes na cerimônia quiseram saber de ao menos uma história do mais antigo policial militar de Umuarama. De imediato, Correa revelou que em 1967, quando a delegacia policial da cidade ficava próximo do hoje Estádio Municipal Lúcio Pipino, as rondas eram feitas a pé. “Saia para fazer a onda diária e quando chegava nas proximidades da saída para Xambrê já era tarde, então retornava de carona em alguma charrete”, revelou.

Logo após os protocolos militares, já em momento de descontração, o comandante do 25ºBPM disse que a corporação militar em Umuarama está com suas portas abertas para ter novamente os serviços de Correa, que por sua condição de saúde e naturalmente experiência, ainda levara seu conhecimento e histórias do círculo militar para muitas outras gerações.

Soldado Élica Amaral Perrut de Freitas ao lado do avô, o sargento Manoel dos Santos Correa em homanagem da Polícia Militar

Fonte:

Deixe seu comentário