Portal da Cidade Umuarama

contrabando

Prefeito eleito de Ivaté está entre os presos da Operação Zephyros

Três organizações criminosas agiam de forma autônoma, mas compartilhavam informações e tinha base em Ivaté e Umuarama

Publicado em 02/12/2020 às 02:59

Três pessoas foram presas em cidades do noroeste do Paraná suspeitas de fazer parte de organizações criminosas (Foto: Luciana Peña/CBN Maringá)

A operação Zephyros da Polícia Federal de Maringá foi desencadeada nesta terça-feira (1º), Os policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em Umuarama (5), Ivaté (3), Icaraíma (2), Nova Olímpia (2), Maringá (1) e Foz do Iguaçu (1) e três de prisão preventiva em Umuarama.(1), Ivaté (1) e Nova Olímpia (1).

A investigação apurou a ação de três organizações criminosas que agiam de forma autônoma, mas compartilhavam informações e equipamentos, com base nas cidades de Ivaté e Umuarama.

Os criminosos traziam cigarros e agrotóxicos do Paraguai. O destino da carga eram cidades da região metropolitana de Curitiba e de outros estados.

O transporte era feito por rios e estradas. Com o dinheiro, o grupo comprava propriedades rurais e gado, que foram bloqueados por ordem judicial. 

Foi um ano de investigação, período em que foram apreendidas 1.200 caixas de cigarros contrabandeados, 900 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira e de 3.529 quilos de maconha. A droga foi apreendida num porto clandestino utilizado pela organização criminosa. 

O delegado chefe da Polícia Federal de Maringá, Luiz César Busto, diz que esta investigação é uma das que foram realizadas este ano com o objetivo de atacar a estrutura financeira de organizações criminosas.

A investigação vai continuar para apurar ramificações, os traficantes da droga apreendida e a origem de armas que também foram apreendidas. Os presos nesta terça-feira são os que comandavam as organizações criminosas.

O delegado Fabiano Zanin diz que há relação de parentesco entre as organizações criminosas. 

De acordo com a Rádio CBN de Maringá, um dos presos na operação é o prefeito eleito de Ivaté Denilson Vaglieri Prevital, do MDB. Nós entramos em contato na Câmara Municipal, já que o vice-prefeito eleito é vereador, com o advogado do partido e ligamos para o celular do prefeito eleito. Mas não conseguimos falar com ninguém e nem o contato do advogado de Denilson Prevital.

Fonte:

Deixe seu comentário