Portal da Cidade Umuarama

Cuidado

Polícia Militar prende suspeito de aplicar o ‘golpe do cartão’ em Umuarama

Segundo a Polícia Militar, o suspeito assumiu que estava praticando o golpe junto com outro homem, que conseguiu fugir

Publicado em 21/01/2021 às 21:36
Atualizado em

A Polícia Militar encontrou vários cartões com o suspeito preso nesta quinta-feira (21) (Foto: PMPR)

Um homem de 42 anos foi preso em Umuarama por suspeita de aplicar o famoso “golpe do cartão” em Umuarama, na tarde desta quinta-feira (21), durante uma operação da Polícia Militar.

A ação teve início às 13h30 após a Polícia Militar receber informações de que o acusado estava tentando aplicar o golpe em um morador do Bairro Primeiro de Maio.

Antes que o golpe fosse aplicado, o morador avisou a polícia, que prendeu o suspeito na frente da residência e com ele foram encontrados vários cartões de vítimas.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito teria assumido que estava praticando o golpe junto com outro homem que estaria em um hotel, mas ele não foi encontrado. No local, os policiais encontraram mais cartões de vítimas.

O homem foi encaminhado para a 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.

Como funciona o golpe

A vítima recebe um telefonema do golpista que liga e se passa por um operador de cartões ou agência bancária, e que orienta a vítima a passar os dados do cartão de crédito e confirmar dados. Durante a chamada, o estelionatário diz que o cartão de crédito da pessoa está inoperante por ter sido clonado por alguém que inclusive está realizando compras com ele.

Então, a vítima é orientada a entregar o cartão a um motorista, supostamente da operadora ou banco, mas que é ligado à quadrilha. Os golpistas dizem também que o procedimento seria levar o cartão na agência, mas devido à pandemia, um funcionário vai à casa da vítima buscá-lo.

O motorista passa na casa da vítima, pega o cartão – se passando por funcionário da falsa operadora, que ligou anteriormente –, e leva para a organização criminosa, fazendo a clonagem do cartão. Então, os valores são retirados da conta da vítima.

Fonte:

Deixe seu comentário