Portal da Cidade Umuarama

aviso

Polícia Civil alerta para novo golpe envolvendo WhatsApp em Umuarama

Golpistas entram em contato por meio de grupos de sites de vendas na internet; saiba como reconhecer

Publicado em 21/05/2019 às 06:24

Reforçar configurações de segurança do aplicativo pode ajudar a evitar o golpe (Foto: Ilustrativa)

A Polícia Civil de Umuarama fez um alerta nesta segunda-feira (20) a população para um novo golpe envolvendo o aplicativo Whatsapp. Segundo o delegado Gabriel Menezes, várias ocorrências foram registradas na Delegacia de Umuarama, nas quais os golpistas agem aplicando o mesmo tipo de golpe. 

De acordo com o delegado, o golpe é aplicado após a vítima fazer um anúncio em um site de vendas na internet e disponibiliza seu número de telefone com WhatsApp para que eventuais interessados entrem em contato. A partir daí, os criminosos cadastram o número de telefone da vítima em outro aparelho, para fazer uso do seu WhatsApp e ter acesso a todos os seus contatos. Quando a vítima tenta reinstalar o aplicativo em outro aparelho, o aplicativo envia um código via SMS no celular. Sem este código o criminoso não consegue finalizar a instalação do aplicativo no outro aparelho. 

Após isso, o criminoso entra em contato com a vítima e se passa pelo administrador do site em que ela fez o anúncio, dizendo que ela precisa informar o código recebido via SMS para que o anúncio seja confirmado no site. A vítima então informa o código e imediatamente perde o acesso ao seu WhatsApp, que passa a ser usado pelo criminoso. 

Deste momento em diante os criminosos se passam pela vítima e pedem dinheiro emprestado aos contatos salvos no aplicativo, normalmente contatos salvos com nomes que indiquem vínculo familiar como “pai”, “mãe”, “irmão” ou “amor”.

Menezes aconselha que para não cair no golpe as pessoas devem evitar o fornecimento do código recebido via SMS. “Outra medida a ser adotada é configuração do aplicativo Whatsapp na opção ‘Confirmação em duas Etapas’. Com esta configuração o usuário insere uma senha que será exigida no caso de nova instalação. Assim, além do código enviado via SMS o aplicativo solicitará a senha criada pela própria pessoa”, aconselha. 


Fonte:

Deixe seu comentário