Portal da Cidade Umuarama

Meio ambiente

Polícia Ambiental contém incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande

A ação aconteceu na sexta-feira (24) durante a Operação Guarda Parque, na região de Icaraíma, distante 59,2 quilômetros de Umuarama

Publicado em 26/07/2021 às 22:26
Atualizado em

os policiais ambientais estavam em patrulhamento aquático no Rio Paraná, quando avistaram um incêndio Florestal em uma das ilhas do arquipélago (Foto: PMPR)

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) contiveram um incêndio florestal no Parque Nacional de Ilha Grande durante um patrulhamento aquático no Rio Paraná. A ação aconteceu na sexta-feira (24) durante a Operação Guarda Parque, na região de Icaraíma, distante 59,2 quilômetros de Umuarama.

De acordo com as informações repassadas pela unidade, os policiais ambientais estavam em patrulhamento aquático no Rio Paraná, quando avistaram um incêndio Florestal em uma das ilhas do arquipélago. No local, os militares estaduais conseguiram extinguir as chamas, que já se alastravam rapidamente.

Ainda segundo a unidade, ainda não se sabe a origem do fogo, porém pode ter sido ocorrido por ação criminosa, ou de resíduos que são deixados no local. O BPAmb-FV orienta que os frequestadores recolham todo o material e é proibido o uso de fogo no interior do parque.

O parque

O Parque Nacional de Ilha Grande é formado por diversas ilhas, em uma área total de aproximadamente 760.3 Km², sendo que, com a ação do batalhão ambiental, o dano ocorreu apenas em uma pequena fração de uma das ilhas.

A operação

A Operação Guarda Parque é desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Ambiental em todo o Estado com o objetivo de reforçar a fiscalização, principalmente no período de estiagem, fator que aumenta significativamente o risco de incêndio florestais.

Ainda não se sabe a origem do fogo, porém pode ter sido ocorrido por ação criminosa, ou de resíduos que são deixados no local

Fonte:

Deixe seu comentário