Portal da Cidade Umuarama

Coronel Sarmento

Patrono da Polícia Militar do Paraná é homenageado em solenidade no 25º BPM

A homenagem fez alusão aos policiais militares que ainda estão na ativa e se dedicam diuturnamente

Publicado em 17/05/2022 às 10:42

A homenagem ao Patrono da Polícia Militar do Paraná foi realizada na manhã desta terça-feira na sede do 25º BPM (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

O patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio Sarmento (1882-1934), foi homenageado na manhã desta terça-feira (17) durante uma solenidade na sede do 25º Batalhão da Polícia Militar, em Umuarama.


O coronel Sarmento é um dos personagens mais emblemáticos da história do Paraná, principalmente nos momentos de conflitos (Campanha do Constestado), em que atuou com dedicação pela manutenção da democracia e da liberdade.


O Comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Anderson Puglia, reforça que a homenagem faz alusão aos policiais que ainda estão na ativa e se dedicam diuturnamente. “Em muitos casos os policiais militares são heróis anônimos, a população não chega, a saber, de tudo que a corporação desempenha”, disse o comandante.


Durante o evento, dez policiais receberam medalhas por ato de bravura e coragem em ocorrências de destaque, duas delas envolvendo salvamentos de crianças engasgadas. “Isso mostra como a Polícia Militar é eclética e atua em todos os setores da comunidade”, frisa o Comandante do 25º BPM.


Reconhecimento

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na Campanha do Contestado, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na Revolução de 1924.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário