Portal da Cidade Umuarama

Polícia Ambiental

Operação náutica combate a pesca ilegal em rios da região de Umuarama; com vídeo

Na manhã desta quinta-feira (25), foram apreendidos pela polícia, no Rio Ivaí, 400 metros de rede de malha e 100 metros de espinhel com 25 anzóis

Publicado em 25/06/2020 às 03:49
Atualizado em

Policial liberta peixe de rede de pesca ilegal no Rio Ivaí durante a manhã desta quinta-feira (25) (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Diariamente, a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental de Umuarama, realiza uma operação náutica para o combate da pesca ilegal em rios da região de Umuarama. Na manhã desta quinta-feira (25), foram apreendidos pela companhia militar, no Rio Ivaí, 400 metros de rede de malha e 100 metros de espinhel com 25 anzóis.

“A apreensão foi em uma região de encontro do Rio Ivaí com o Paraná, nestes pontos de desembocadura até 500 metros é proibida a pesca, principalmente nos Rios Ivaí e Piquiri, é proibido o uso de petrecho de pescaria profissional, que seriam redes, tarrafas e espinhel”, destacou o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar Ambiental, o tenente Namur Zandoná.

Um vídeo (veja abaixo) divulgado pela própria Polícia Ambiental mostra que as redes de pesca ilegal são colocadas bem próximas dos encontros entre os rios, o que para o comandante é um crime ambiental grave. “Esses locais são berços de espécies, é uma covardia, essa atitude prejudica aqueles que querem usufruir da pesca legal, da maneira correta, prejudica o turismo, a economia local, é uma corrente de prejuízos que esse pessoal que depreda o rio provoca”, exaltou o militar.

Penalidades

As pessoas que praticam a pesca ilegal estão sujeitas às penalidades previstas na Lei Federal nº 9.605/98 e demais dispositivos que regulam a atividade pesqueira. A multa varia de R$ 700 por pescador e mais R$ 20 por quilo ou unidade de peixe capturado, além da apreensão de materiais de pesca e condução para lavrar boletim de ocorrência.


Fonte:

Deixe seu comentário