Portal da Cidade Umuarama

Alerta

Mulher tenta entrar em residência dizendo ser do Conselho Tutelar de Umuarama

Conselheiros alertam que visitas a residências são feitas apenas por profissionais identificados e em carros oficiais

Publicado em 30/03/2023 às 17:19

O Conselho Tutelar de Umuarama possui cinco conselheiros em atividade e que todas as visitas são feitas de forma profissional e clara (Foto: Assessoria/Ilustrativa)

O relato de uma moradora da Zona II deixou membros do Conselho Tutelar de Umuarama em estado de alerta: uma mulher teria se apresentado como sendo ‘conselheira tutelar’ para entrar em uma residência na tarde da última quarta-feira (29). Ela disse que havia recebido uma denúncia e questionou se as crianças estavam em casa (a mulher possui quatro filhos), mas quando a babá disse que chamaria a patroa, ela entrou em um carro prata e evadiu-se do local.

Preocupada, a mãe registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil e também foi até o Conselho Tutelar para relatar o fato. “A denunciante disse que trabalha o dia todo e que as crianças, quando não estão estudando, ficam na companhia da babá, que desconfiou da mulher por ela não estar com um carro identificado, nem apresentar crachá ou qualquer outro documento. A mãe das crianças também foi à casa da vizinha, que tem sistema de filmagem e identificou que a mulher – que aparenta ter entre 45 e 50 anos – já havia passado por ali outras vezes”, relatou a conselheira tutelar Keyse Morgana Silva, que está atuando no caso.

Ela comenta que a babá procedeu exatamente como se deve: pediu identificação e ficou atenta aos fatos, assim como a mãe, que registrou BO e informou o Conselho Tutelar. “Em hipótese alguma os conselheiros tutelares vão até uma residência sem identificações claras, a começar pelos veículos, que são adesivados, também apresentamos crachás e todos os documentos, como notificações, intimações e mandados, possuem os timbres oficiais do Conselho Tutelar. Jamais fazemos uma visita em carros comuns ou sem apresentar notificações em papéis timbrados”, reforça.

Keyse conta que o Conselho Tutelar de Umuarama possui cinco conselheiros em atividade e que todas as visitas são feitas de forma profissional e clara. “Apresentamos documentos, relatamos os fatos, levamos notificações, enfim, não vamos aparecer do nada simplesmente para fazer um cadastro das crianças que moram na casa, por exemplo. É preciso que as famílias fiquem atentas e, caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato pelo telefone (44) 3906-1032 (das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30) ou pessoalmente, na rua Amambai n° 3685 (atrás do Cemil)”, indica, acrescentando que há ainda o plantão 24 horas, que pode ser acionado pelo telefone (44) 98402-9641.

Fonte:

Deixe seu comentário