Portal da Cidade Umuarama

recebimento ilegal

Investigados por fraude contra auxílio emergencial são presos em Umuarama

Esquema envolve uso de programas de computador que burlam a segurança de aplicativos da Caixa e já desviou quase R$ 1 milhão

Publicado em 06/04/2021 às 08:35
Atualizado em

Mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Vara Federal de Umuarama (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal de Guaíra foi às ruas novamente na manhã desta terça-feira (06) para deflagração da denominada “Operação Checker”, cumprindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Umuarama, com o objetivo de desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

Para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers” que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial.

O líder do esquema possui passagens por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores na região de Umuarama envolvendo falsificação de documentos e atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

Com a atuação dos investigados, além do enorme prejuízo ao erário, centenas de pessoas foram privadas do recebimento do benefício, justamente no momento mais agudo da pandemia.

Estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela Vara Federal de Umuarama.

A operação foi batizada de “Checker” em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.


Fonte:

Deixe seu comentário