Portal da Cidade Umuarama

Troca de informações

Guarda Municipal de Umuarama adere à Rede Integrada de Segurança do Estado

Objetivo é dar maior eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas demais polícias

Publicado em 13/08/2020 às 23:14

Nesta semana, nove municípios aderiram ao termo de cooperação da Secretaria da Segurança, entre eles Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) faz parte da rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses. O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli, assinaram termo de cooperação técnica e a unidade passou a integrar a rede, que contempla 21 cidades do Estado. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil.

Os convênios contemplam boa parte da população paranaense, ou seja, os serviços de inteligência das polícias têm acesso a informações importantes de mais de 30% dos contribuintes do Paraná. A partir destas assinaturas, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios, o que facilita a investigação quando houver um crime em uma área monitorada, destaca o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Além disso, os municípios ficam responsáveis por fornecer à secretaria a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse assim como as notificações de agravo contra a mulher e a criança. O termo permite que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais, situação de veículos e elaboração, consulta e edição de relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo utilizado pela PM e Polícia Civil.

A segurança em Umuarama, de acordo com o secretário de Defesa Social, Valdecir Capelli, já é integrado com as forças policiais. “Isso tudo traz resultados benéficos à população da nossa cidade, melhorando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou. “Através dos dados coletados pelo sistema, poderemos direcionar os serviços da Guarda focando nos horários e locais que apresentam maior índice de criminalidade, garantindo mais segurança aos nossos cidadãos”, completou.

O diretor da Guarda Municipal de Umuarama, inspetor Valdiney Rissato, disse que o sistema vai melhorar, e muito, o trabalho na corporação e também a segurança do município. “Essa ampliação na integração vai permitir ao Paraná ter um levantamento mais preciso sobre os crimes, incluindo de que tipo e onde ocorrem”, completou. 

Nesta semana, nove municípios aderiram ao termo de cooperação da Secretaria da Segurança (Apucarana, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Pontal do Paraná, além de Umuarama). São José dos Pinhais foi o primeiro a aderir, em 2019. Este ano, outros 20 municípios firmaram o convênio. A lista contempla ainda Arapongas, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Londrina, Mandirituba, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras e Sarandi.

Fonte:

Deixe seu comentário