Portal da Cidade Umuarama

Policial

Fique atento: polícia registra o golpe do empréstimo pelo telefone em Umuarama

A negociação durou um mês, e a vítima depositou dinheiro em uma conta como pagamento de uma taxa para liberar o empréstimo

Publicado em 09/06/2021 às 22:26
Atualizado em

O fato foi registrado, nesta quarta (9), em boletim de ocorrência feito pelo 25º Batalhão da Polícia Militar (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Uma mulher do conjunto habitacional Sonho Meu, em Umuarama, foi vítima do golpe do empréstimo pelo telefone. O fato foi registrado, nesta quarta-feira (9), em boletim de ocorrência feito pelo 25º Batalhão da Polícia Militar. Neste tipo de golpe, bandidos se passam por funcionários de uma financeira e, para liberar um valor de empréstimo, induzem as vítimas a pagar taxas antecipadas.

Ao contrário de outros casos que ocorrem e são praticados na internet, neste as tratativas foram feitas por meio de um aplicativo instantâneo de mensagens instalado no celular da vítima, uma mulher de 27 anos. A negociação durou um mês, e a vítima depositou dinheiro em uma conta como pagamento de uma taxa para liberar o empréstimo. O valor não foi revelado.

Com a crise econômica aliada ao período de pandemia, a renda fica comprometida e o dinheiro mais escasso, contribuindo para o sucesso deste e outros tipos de golpes. Mas a polícia pede que população fique atenta, e conhecer essas fraudes e roubos é fundamental para que não caia neles e saiba identificá-los para alertar pessoas próximas.

De acordo com as normas de empréstimo do Banco Central, é proibido solicitar qualquer tipo de pagamento ou transferência antecipada para liberação de crédito. Além disso, jamais negocie com empresas que passam contas de pessoas físicas, pois todo o procedimento do empréstimo deve ser feito em contas de pessoas jurídicas e por instituições financeiras credenciadas.

Fonte:

Deixe seu comentário