Portal da Cidade Umuarama

Polêmica

Exigência de masculinidade: edital de concurso da PMPR causa polêmica

Os requisitos polêmicos estão no documento e foram nomeados como “Perfil Profissiográfico – Avaliação Psicológica”.

Publicado em 13/08/2018 às 08:40

Imagem ilustrativa

Os requisitos apresentados no edital do concurso para cadetes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) causaram polêmica. Algumas exigências solicitadas pela corporação se tornaram alvo de críticas.

O edital data do dia 9 de agosto e é assinado pelo Coronel Everon Cesar Puchetti Ferreira, diretor de pessoal da PMPR. Os requisitos polêmicos estão no anexo II do documento, nomeado como “Perfil Profissiográfico – Avaliação Psicológica”.

O candidato deve apresentar diminuída a emotividade, apresentada como “expressão de vibrações, choques ou comoções interiores das funções psicológicas e fisiológicas”. Além disso, a amabilidade dos candidatos deve ser baixa. Esta característica é descrita como a “capacidade de expressar-se com atenção, compreensão e empatia às demais pessoas, buscando ser agradável, observando as opiniões alheias, agindo com educação e importando-se com suas necessidades”.

Outro ponto polêmico é a masculinidade, que prevê que o indivíduo não deve “se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor” e a exigência de baixa empatia, “habilidade do indivíduo em ser empático, prestativo, generoso e altruísta”.

O concurso oferece 14 vagas para concorrência geral e duas para afrodescendentes. Além disso, o ingresso de mulheres fica limitado em até 50%. “Atingido o limite previsto não serão nomeadas candidatas do sexo feminino independente da classificação final obtida no certame”, informa o edital, que cita a Lei Estadual nº 14.804/2005.

A reportagem aguarda posicionamento da PMPR sobre o assunto.

Fonte:

Deixe seu comentário