Portal da Cidade Umuarama

2.400 vagas

Concurso da PMPR é reaberto e passa a considerar aptos candidatos com tatuagens

Inscrições poderão ser realizadas até dia 2 de setembro. As provas serão aplicadas em Umuarama e em outras 15 cidades do estado

Publicado em 03/08/2020 às 23:41
Atualizado em

São 2.400 vagas de de soldado, sendo 400 para o quadro do Corpo de Bombeiros do Paraná (Foto: Ilustrativa)

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) reabriu nesta terça-feira (4) as inscrições para o concurso com vagas para soldado e bombeiro militar. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 2 de setembro. O concurso havia sido adiado em função da pandemia da covid-19.

Após retificação recomendada pelo Ministério Público do Paraná, o edital do concurso foi modificado e passou a considerar aptos os candidatos tatuados. A alteração segue a determinação do Supremo Tribunal Federal, publicada em 2017.

O candidato portador de tatuagem que não seja considerada ofensiva, poderá ser considerado apto, desde que a tatuagem não represente risco à segurança. O documento também cita as situações de candidatos com alargadores na orelha. Nesse caso, eles serão admitidos a realização de cirurgia de reconstrução de lóbulo da orelha. No dia da avaliação clínica, a orelha deverá estar reconstruída e cicatrizada.

Àqueles que já realizaram a inscrição

Os candidatos que preencheram o formulário de inscrição no período de 1° de abril a 4 de maio de 2020, devem apenas verificar se sua inscrição foi confirmada no Portal do Candidato, com o registro “Taxa de Inscrição recebida" ou pedido de isenção de "taxa deferido”.  

O candidato que não teve a sua inscrição confirmada poderá gerar novo boleto bancário, através de link para reimpressão de documentos no Portal do Candidato, até as 17h do dia 2 de setembro, e consolidar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa de inscrição até o dia 3 de setembro, respeitando o horário de compensação bancária. 

Requisitos

Os candidatos devem possuir nível médio, idade até 30 anos (na data do primeiro dia da inscrição) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B" ou superior.

A seleção limita o ingresso de mulheres a até 50% das oportunidades em disputa. Para concorrentes negros, o percentual corresponde a 10% do total de postos.

Remuneração

Durante o curso de formação, os recrutas recebem bolsa de R$ 1.933,63. Após a conclusão do treinamento, os vencimentos sobem para R$ 4.263,67.

Além de Curitiba, as vagas estão distribuídas entre as outras quatro regiões militares do Estado, cujas sedes ficam em Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Provas

Os candidatos deverão realizar uma prova de conhecimentos e provas de habilidades específicas, que são divididas nas seguintes etapas: Exame de Capacidade Física (ECAFI); Exame de Sanidade Física (ESAFI); Avaliação Psicológica (AP); e Investigação Social (IS).

Será possível realizar as seletivas em Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Fonte:

Deixe seu comentário