Portal da Cidade Umuarama

FRAUDE

Comerciante denuncia tentativa de golpe utilizando nome da Copel em Umuarama

Por telefone, golpistas solicitavam um depósito de R$ 5 mil para quitação de uma dívida

Publicado em 22/03/2019 às 00:23
Atualizado em

Criminosos contam até com um serviço 0800 falso para enganar as vítimas (Foto: Google Maps)

O empresário umuaramense Fernando Alves dos Santos denunciou, na manhã desta sexta-feira (22), uma tentativa de fraude contra seu estabelecimento utilizando o nome da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

Conforme explicou Fernando, uma pessoa ligou para sua empresa se passando por um funcionário e informando que haveria uma dívida, e que o não pagamento ocasionaria na suspensão do fornecimento de energia elétrica. 

Ainda por telefone, a pessoa teria informado que a dívida já estava em quase R$ 5 mil reais e para quitá-la era necessário fazer um depósito ou cheque caução, que se não fosse efetuado no mesmo dia, a empresa poderia ficar de 10 a 15 dias sem energia elétrica. “Fiquei desconfiado, mas mesmo assim disse que iria verificar e me passaram um telefone para contato. Eles foram muito organizados, o telefone era 0800, o que daria a entender de que se tratava de uma órgão real”, explicou. 

Em contato com o número informado, o empresário foi transferido para diversos ramais, até falar com a suposta pessoa responsável pelo processo. “Uma mulher atende e diz que a dívida já estava em processo judicial, que iria para a 4ª Vara Federal”, contou. 

Após a ligação, Fernando foi até o Posto de Atendimento da Copel em Umuarama para buscar esclarecimentos e como não havia ninguém, buscou informações pelo 0800 da companhia. “Me informaram que não havia qualquer débito em nome da minha empresa e qualquer negociação de dívida é feita diretamente pela Copel”, disse o empresário. 

A Copel informa que crimes dessa natureza têm se tornado comuns nos últimos tempos, em alguns casos o caráter criminoso e fraudulento da iniciativa é evidente e outros, como o relatado por Fernando, estelionatários são mais habilidosos, mas que qualquer dúvida em relação aos serviços prestados ou dívidas podem ser sanadas diretamente com a companhia. O empresário foi orientado a realizar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para que os envolvidos possam ser identificados. 

A Copel orienta aos consumidores que, para consultar a existência de eventuais débitos em pendência ou obter mais informações a respeito da empresa, liguem para sua Central de Atendimento Telefônico: 0800 51 00 116. O serviço está disponível 24 horas por dia e as chamadas são gratuitas.

Fonte:

Deixe seu comentário