Portal da Cidade Umuarama

abandonado

Cão é sacrificado após sofrer maus-tratos e proprietário acaba preso em Iporã

Cachorro foi atropelado e seu tutor não acionou nenhuma assistência veterinária, o que agravou o estado do animal

Publicado em 09/10/2020 às 08:58

Após ser atendido por um médico veterinário, animal precisou ser submetido a eutanásia (Foto: Ilustrativa/Reprodução internet)

Um homem acabou preso na tarde desta quinta-feira (08) após uma denúncia de maus-tratos a animais no município de Iporã. A Polícia Civil foi acionada por servidores municipais, que denunciaram a situação de um cachorro que estava agonizando em via pública e extremamente debilitado.

O cachorro recebeu atendimento de médico veterinário de grupo voluntário de assistência aos animais de Iporã, mas devido ao seu estado e a falta de cuidados médicos imediatos, precisou passar por eutanásia. O proprietário do animal foi localizado e informou aos policiais que o cãozinho havia sido atropelado há dois dias, no entanto, acreditava que ele logo se recuperaria e procurou nenhum tipo de assistência veterinária, tampouco acionou órgãos municipais ou entidades não governamentais para amparo do animal.

Diante da falta de cuidados com o animal, o proprietário foi preso e encaminhado a 15ª Delegacia Regional de Iporã, onde fora lavrado flagrante pelo crime de maus tratos aos animais, em sua forma qualificada, por se tratar de cão.

Vale lembrar que a lei 14.064/2020, publicada em 30/09/2020, acrescentou o §1º-A ao art. 32 da lei 9.605/98 (lei de crimes ambientais), cominando pena de dois a cinco de prisão quando os maus tratos aos animais forem em face de cão ou gato, sendo este o primeiro caso registrado na cidade de Iporã após a vigência da nova lei.


Fonte:

Deixe seu comentário