Portal da Cidade Umuarama

ENTENDA COMO É FEITO

Teste de alergia pode evitar surpresas e reduzir riscos, afirma alergologista

A especialista Dra. Beatriz Correa fala sobre as principais formas de diagnóstico às reações alérgicas e como identificá-las melhora a qualidade de vida

Publicado em 17/11/2020 às 04:18
Atualizado em

Dra. Beatriz Corrêa atende na Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

Alergia ou a reação alérgica é uma resposta do corpo a qualquer substância considerada estranha pelo nosso organismo. Os tipos de reações alérgicas são bastante variados, sendo as principais as respiratórias, alimentares e as cutâneas (dermatológicas). O médico alergologista é o profissional que irá analisar o quadro do paciente e, se necessário, submetê-lo a testes alérgicos. 

O teste alérgico é um exame de diagnóstico que irá apontar se há algum tipo de alergia e, se confirmado, à qual substância este paciente é alérgico. A confirmação também pode ser realizada por meio de exames de sangue, que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior probabilidade de provocar a reação. 


Esses exames de sangue funcionam através de marcadores específicos para várias substâncias, que vão desde alimentos, corantes, medicamentos, alégenos respiratórios e outros. Os testes cutâneos diagnosticam o problema utilizando as substâncias das quais há a suspeita. Elas são aplicadas em um pequeno ponto na pele do paciente, onde é observada se há formação de uma pápula elevada.

No caso de alergia alimentar, como alergia ao leite, glúten ou ao camarão, que são as mais comuns, o alergologista poderá indicar ainda a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia e verificar a reação.

Dra. Beatriz Helena Corrêa / Alergologista

Diagnóstico

Independente do tipo de alergia que possua ou qualquer sintoma negligenciado, o paciente corre o risco de lidar com quadros mais graves a longo prazo, ou quando exposto à substância de maneira mais intensa.

Dra. Beatriz Helena Corrêa / Alergologista

Portanto, quanto mais cedo se diagnostica o agente causador, maior a qualidade de vida e segurança para o paciente, seja ele criança ou adulto, visto que, muitas alergias surgem também na fase adulta. A melhor forma de prevenir é procurando um especialista para enfim interromper o uso do alimento ou contato com tal substância.

Dra. Beatriz Helena Corrêa
Alergologista CRM 11.181 | RQE 20.034

Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama
Facebook | Instagram | WhatsApp
(44) 3622-6393 | (44) 9980-2800


Qual sua especialidade?     
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138     


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário