Portal da Cidade Umuarama

diagnóstico

Imunologista fala sobre as diferenças entre covid, gripe, resfriado e alergias

Muitas doenças respiratórias desencadeiam sintomas semelhantes, mas é preciso ficar atento às características de cada uma para um diagnóstico assertivo

Publicado em 24/02/2021 às 04:00
Atualizado em

Dra. Beatriz Corrêa atende na Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

Os sintomas do novo coronavírus são diversos e podem fazer com que a infecção pelo vírus seja confundida com diversas outras doenças, entre elas gripes, resfriados e até mesmo alergias respiratórias. Algumas características observadas pelo paciente podem auxiliar a distinguir e facilitar o diagnóstico.

No caso da covid-19, a maioria dos infectados apresentam febre, seguida por tosse e acompanhada de dores no corpo. Essa ordem pode ser o um indicativo, que diferencia a infecção de uma gripe comum. O paciente com gripe sazonal apresenta primeiramente tosse e depois a febre.

As alergias respiratórias (rinite) caracterizadas pelo aparecimento de espirros, entupimento nasal e coriza, também podem confundir o surgimento de outras doenças, como o coronavírus, que possuem sintomas em comum.

Alergia ou Coronavírus?

Falta de ar é outro sintoma comumente confundido em paciente com suspeita de covid, pois aparece em ambas as situações, mas no caso do paciente infectado com a covid, ela vem acompanhada de febre, o que não acontece no paciente com crise alérgica. 

O paciente que já apresenta um quadro alérgico deve ficar sempre atento a esses sinais e é imprescindível continuar a rotina de tratamento das alergias.

Para quem nunca apresentou uma crise alérgica e se deparou com esses sinais, é importante verificar se há algum novo elemento na sua rotina que desencadeou um episódio de falta de ar ou espirros, como mudança climática ou exposição à poeira, por exemplo. Se há alguma dúvida sobre a causa, e claro, a persistência desses sintomas, o mais recomendável é sempre buscar ajuda médica. 

Dra. Beatriz Helena Corrêa

Alergologista CRM 11.181 | RQE 20.034

Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama
Facebook | Instagram | WhatsApp
(44) 3622-6393 | (44) 9980-2800


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário