Portal da Cidade Umuarama

PERDA AUDITIVA

Eu escuto, mas não entendo o que as pessoas falam. Por que isso acontece?

Perder a capacidade de captar as palavras e seus significados é um dos primeiros sinais da perda auditiva. Entenda como funciona o tratamento

Postado em 31/08/2021 às 10:14 |

É imprescindível procurar um profissional especializado para diagnosticar a perda auditiva e indicar o tratamento adequado (Foto: Jéssica Alebrandt)

Uma queixa comum de quem apresenta perda auditiva e procura um fonoaudiólogo é a seguinte frase: “eu escuto, mas não entendo”. Esse fenômeno acontece em pessoas com grau de perda de audição e normalmente acontece por um prejuízo maior nas frequências agudas, ou seja, sons como o "s'', "x", ''f" "v" e ''z''.

Esses sons são responsáveis por diferenciarmos uma palavra da outra, quando há perda auditiva, a pessoa fica incapaz de identificar qual a palavra e compreender o que o outro fala. 

A compreensão das palavras pode ficar ainda pior, dependendo do ambiente que a pessoa está inserida. Quando o paciente está em um ambiente silencioso, com apenas uma outra pessoa conversando, consegue compreender mais facilmente. Já em ambientes mais barulhentos ou em locais com várias pessoas falando ao mesmo tempo, compreensão da fala é muito mais difícil.  

O que fazer nesses casos?

Identificar esses primeiros sinais e ficar atento se isso estiver ocorrendo com você ou com algum familiar é fundamental. Em seguida, é altamente recomendado que se procure um especialista o mais rápido possível. Um fonoaudiólogo irá realizar um check-up auditivo e identificar a causa. Na maioria do casos, a perda auditiva ocorre de forma gradativa, e o grau da perda auditiva pode aumentar com o passar do tempo.

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais facilmente a perda auditiva poderá ser tratada. Ao adiar o uso do aparelho auditivo, o indivíduo poderá apresentar uma série de implicações em sua saúde.

Tratamento

Caso identificada a perda de audição, o profissional poderá indicar o uso de aparelho auditivo como tratamento. Nada mais é do que um dispositivo que devolve ao usuário a capacidade de ouvir com excelente qualidade sonora.

Desenvolvidos com alta tecnologia, os modelos atuais são modernos e considerados “microcomputadores”. Algumas tecnologias permitem até conectar o aparelho auditivo diretamente ou celular, tablet e televisão, devolvem a qualidade de vida e ainda proporcionam comodidade.


A prótese auditiva pode ser a solução, devolvendo ao paciente o acesso aos sons da fala, mesmo em locais barulhentos, como shoppings centers, bares, restaurantes ou shows, o que irá facilitar a compreensão.

Agende uma consulta e teste grátis seu aparelho auditivo

Clínica da Audição 
Thalita Lemes - Fonoaudióloga
CRFa 10022-PR
10 anos de experiência em aparelhos auditivos e exames audiológicos 
Av. Londrina, 3954 - Edifício Comercial Burle Marx, Sala 28 - Umuarama/PR
(44) 99949-5801 
Facebook | Instagram WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-01381


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas