Portal da Cidade Umuarama

oncologia

O nutricionista é profissional essencial no tratamento do câncer; saiba o motivo

O nutricionista oncológico garante a qualidade de vida do paciente ao priorizar uma dieta que minimize os efeitos colaterais do tratamento

Postado em 03/10/2019 às 10:17 |

Franciele Stefanoni Cia é nutricionista especialista em Oncologia e atende em Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Pacientes com câncer podem apresentar uma série de problemas nutricionais, incluindo falta de apetite, perda de peso, problemas de deglutição. Alguns destes problemas podem ser causados pelo próprio câncer, enquanto outros são devidos aos efeitos do tratamento.

No câncer uma das alterações fisiológicas mais comum é a perda de peso: aproximadamente, 1 em cada 3 pacientes com câncer perderão peso em algum momento durante o tratamento. Há muitas razões para isso, desde a redução da ingestão de alimentos por fatores psicológicos, ou limitações físicas e alterações metabólicas causadas pela doença ou seu tratamento.

O nutricionista oncológico tem papel muito importante na assistência a esse tipo de paciente. O estado nutricional adequado otimiza o tratamento oncológico e ajuda a minimizar os efeitos colaterais. O velho ditado já diz: é melhor prevenir do que remediar, com o estado nutricional também acontece o mesmo, o suporte nutricional é importante em qualquer etapa do tratamento, porém o resultado é muito melhor quando priorizado desde o diagnóstico da doença.

O principal objetivo do nutricionista oncológico durante todo o período de tratamento, é fornecer orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, a partir da adequação da dieta e controle dos efeitos colaterais que surgem ao longo do tratamento.

O suporte nutricional é decisivo na manutenção da qualidade de vida dos pacientes, por preservar a integridade intestinal, prevenir ou tratar a desnutrição, melhorar a resposta imunológica, acelerar a cicatrização e reparos dos tecidos lesados, traz também benefícios adicionais como redução no tempo de permanência na unidade hospitalar. Ao término do tratamento, as orientações e condutas serão focadas na recuperação do estado nutricional e na promoção da saúde.

De modo geral, todos os pacientes com câncer necessitam de acompanhamento nutricional em alguma fase da doença. Em especial, os pacientes que recebem radiação nas regiões da cabeça e pescoço, do abdômen e da pelve por poder apresentar alterações no trato gastrintestinal e consequentemente prejuízo na alimentação. Os efeitos da radiação nesses casos podem levar à perda de peso e à desnutrição, prejudicando a evolução do tratamento. Os pacientes que fazem quimioterapia também podem apresentar efeitos colaterais que afetam diretamente a alimentação, como náuseas, vômitos, falta de apetite, boca seca (xerostomia), mucosite (feridas na boca).

Alimentação Personalizada
A alimentação do paciente oncológico deve ser realizada de forma individualizada, não existe “receita de bolo”, ou seja, uma conduta que vale para todos! Cada caso é um caso! Deve ser levado em consideração as necessidades nutricionais, restrições dietéticas, efeitos colaterais apresentados e intensidade, localização da doença, além de utilização de estratégias como suplementos nutricionais orais e a utilização da nutrição enteral caso seja necessário.

Dieta Saudável

A alimentação saudável é uma grande aliada tanto na prevenção quanto no tratamento contra o câncer. Adotar hábitos alimentares naturais, ricos em frutas, verduras e legumes ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento desta doença que está se tornando cada vez mais comum nos tempos de hoje e também a aumentar a resistência do paciente frente ao tratamento proposto.

Para que todas essas estratégicas sejam eficazes o acompanhamento do paciente com o nutricionista oncológico é indispensável, procure sempre por um profissional especializado.

Franciele Stefanoni Cia

Nutricionista Especialista em Oncologia - CRN 86450
Clínica Alline Silvestre - Avenida Leonildo Stecca, 2638
(44) 3624-8129 | (44) 99944-3904
Facebook | Instagram | WhatsApp
Email: francielestefanoni@gmail.com


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário