Portal da Cidade Umuarama

NEUROPSICOLOGIA

Especialista explica quais são as alterações cognitivas em pessoas com depressão

Doença pode provocar danos cognitivos como capacidade de atenção e iniciar tarefas diárias comuns; veja como tratar

Publicado em 07/05/2019 às 23:28
Atualizado em

Profissional também é especialista em reabilitação neuropsicológica, psicoterapia e orientação vocacional (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A neuropsicóloga Soyane Marcato explana quais as principais disfunções cerebrais sobre o comportamento e a cognição em desordens psiquiátricas como depressão.  

A depressão é um dos problemas atuais mais comuns encontrados pelos profissionais de saúde mental. Segundo a especialista, isso pode ser o resultado de vários fatores diferentes como: variáveis biológicas, históricas, ambientais e psicológicas. 

A doença pode acarretar alterações cognitivas como memória e atenção e nas avaliações neuropsicológicas realizadas em pacientes que possuem depressão as principais alterações são em memória de longo prazo, atenção, concentração, flexibilidade cognitiva e lentidão dos pensamentos.

Atenção

Pacientes depressivos podem apresentar alterações na capacidade de viso-espacial, memória imediata e atenção quando comparados com indivíduos normais. 

Memória de longo prazo

A maioria dos estudos encontra evidências de comprometimento da evocação e reconhecimento tanto de material verbal quanto não-verbal.

Função Executiva

É observado lentidão do processamento cognitivo em pacientes depressivos, bem como alterações na flexibilidade mental. 

Processo de iniciação

Deprimidos parecem ter alteração executiva relacionada a dificuldade em iniciação de tarefas. 

Sendo assim, o diagnóstico de depressão pode acarretar dificuldades não somente emocionais, mas também cognitivas que podem causar danos para a qualidade de vida diária do paciente, e até mesmo, ocasionar dificuldades no desenvolvimento acadêmico e profissional. 

Como tratar

Estudos sugerem que o uso de terapias voltadas para a resolução de problemas se mostra eficaz na redução dos sintomas depressivos e na melhora do desempenho em atividades da vida diária, podendo ser uma alternativa terapêutica importante para a população que permanece com esses sintomas. 


Soyane Marcato
Neuropsicóloga - CRP 08/19884
Rua Antônio Ostrenski, 3818, Zona I - Umuarama
Facebook | Instagram
WhatsApp (clique aqui)


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário