Portal da Cidade Umuarama

ajuda profissional

Como a terapia de casal pode ajudar a manter um relacionamento saudável

Nem sempre brigas, conflitos e o desgaste da relação são os únicos motivos para se procurar ajuda. A psicoterapia também pode atuar preventivamente

Postado em 03/06/2020 às 15:00 |

A psicoterapia é recomendada para pessoas de todas as idades. Agende um horário (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A terapia de casal é um tipo de psicoterapia que ajuda duas pessoas envolvidas em um relacionamento romântico a entenderem a relação, resolverem conflitos e melhorarem a satisfação com o relacionamento. Também buscar melhorar a comunicação e a compreensão entre os parceiros, já desgastadas com o tempo, mudando o padrão de relacionamento atual. 

Durante o processo, o casal recebe apoio para manter o relacionamento ou, em alguns casos, chegar a um "divórcio saudável". É importante ressaltar que, algumas vezes, o problema não está restrito ao casal, envolvendo conflitos com os filhos ou outros familiares.

Principais razões para casais buscarem a terapia

- melhorar a comunicação entre o casal; 

- entender as necessidades do outro; 

- acabar com a competição entre o casal; 

- melhorar a vida sexual 

- ajudar a superar traição ou quebra de confiança; 

- aprender a lidar com as diferenças individuais; 

Quando é indicado

A terapia de casal é benéfica para qualquer tipo de relacionamento: namorados, envolvidos ou casados.  A terapia pode resolver um problema atual ou passado, prevenir uma exacerbação de problemas e inclusive, ajudar em problemas eventuais. 

Alguns dos principais temas abordados

- dinheiro; 
 - paternidade; 
 - sexo; 
 - infidelidade; 
 - sogros; 
 - problemas de saúde; 
 - infertilidade; 
 - uso de substâncias

Cada um espera encontrar no outro um colo, uma pessoa com maturidade emocional suficiente para atender suas carências afetivas, acima de tudo, esperam uma fonte de conforto. A necessidade de receber do outro entra em confronto, muitas vezes, com a pouca disponibilidade para dar. 

Os parceiros entram num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco e quem dá, acha que oferece demais.  O que vemos são casais cada vez mais inseguros, cobradores, dependentes e ciumentos. Para mudar, é preciso buscar ajuda profissional. Durante o processo terapêutico, o casal entenderá seus padrões comportamentais e isso fará a diferença no convívio.

Clique para iniciar uma conversa via WhatsApp e agendar sua avaliação

Mary Segatti 
Psicóloga - CRP 08/08979 
Atua com avaliação psicológica, acompanhamento psicoterapêutico em crianças, adolescentes e adultos, ludoterapia infantil e orientação vocacional.    

Pç. Hênio Romagnoli, 3800 - Ed. Centro Comercial – Sala 103
(44) 99916 5930  

Instagram | Facebook | WhatsApp  


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138   


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário