Portal da Cidade Umuarama

REFORMA

Arquitetas explicam como planejar a sua reforma com qualidade e segurança

As arquitetas e urbanistas Aline da Silva Dias e Talita Cristina Rezende trazem dicas importantes para quem deseja mudar seu imóvel

Postado em 10/04/2019 às 09:36 |

O escritório Folha Arquitetura está situado na Rua Ceará, 3118, Zona II, Umuarama (Foto: Divulgação)

Um arquiteto sempre dará mais segurança e agilidade à sua reforma. Esse profissional é capaz de prever e evitar gastos desnecessários, planejando o orçamento de forma correta. Ele também auxilia na escolha de materiais, proporcionando o melhor custo-benefício. É o profissional de arquitetura quem otimiza as etapas do projeto, antecipando e prevenindo os imprevistos da obra. Além disso, o profissional pode tornar a obra legalizada diante dos órgãos públicos, sem correr o risco da geração de multas ou de não poder vender o imóvel devido a irregularidades. 


Instalações hidráulicas e elétricas

As arquitetas e urbanistas Aline da Silva Dias e Talita Cristina Rezende explicam a importância de revisar instalações hidráulicas e elétricas, principalmente em imóveis antigos. "Deve-se ter atenção à instalação de novas tomadas e interruptores, bem como as conexões hidrossanitárias. Assim, você consegue fazer sua reforma sem medo de precisar de intervenções futuras." Portanto, cuidados simples são capazes de evitar que seu sonho se torne um pesadelo. Com a pesquisa de preços bem-feita, a escolha de profissionais experientes e uma programação adequada, você conseguirá reformar o seu imóvel com qualidade e segurança.


Planejamento

Aline explica que definir uma meta é essencial. "O primeiro passo para iniciar uma reforma é definir objetivos, se é uma construção completa ou apenas um ambiente e o que se pretende com a reforma, ampliar o espaço, ganhar luminosidade ou mudar apenas o mobiliário." Talita também destaca pontos importantes. "É preciso saber se o nível de interferência é algo mais estético ou altera a estrutura da edificação como, por exemplo, a divisão de um ambiente e a movimentação de pilares, já que isso impacta no tempo de execução. Também é necessário definir o quanto se pretende investir para adequar a reforma ao orçamento, fazendo uma estimativa do custo total envolvido."


Adversidades 

Elas também alertam para a importância de avaliar as necessidades e prioridades da reforma, bem como o tempo estimado para a obra e as etapas, ficando sempre atento à possíveis problemas. "Pode haver a indisponibilidade de algum produto, falta de mão de obra, atraso nos prazos de entrega de fornecedores ou mesmo algum imprevisto no imóvel, como um problema não aparente."  Então para que uma reforma possa ser eficiente, é de extrema importância não somente a aquisição de bons materiais, mas também a admissão de mão de obra competente e especializada. Isso proporciona uma maior valorização final do imóvel. Outro ponto é ter todos os projetos em mãos é essencial, mas nem sempre isso ocorre. Aline explica "Nesses casos, pedimos a cópia do projeto arquitetônico na prefeitura e temos acesso à planta do imóvel. Isso agiliza o processo de medição e conformação do projeto com o espaço real." 

Deizi Pazine de Oliveira / Cliente

Agradecimento

Foram vários processos envolvidos, mas sem dúvida depois de conhecer a equipe de vocês posso dizer que gostei bastante e estou satisfeita com todo o trabalho, dedicação, a confiabilidade, o atendimento e a disponibilidade todo o tempo. Hoje posso aproveitar bem a minha casa, gosto dela cada dia mais! Todos os ambientes ficaram ótimos e sou muito grata por tudo.

Deizi Pazine de Oliveira / Cliente


Confira o antes e depois de alguns projetos autorais executados pelas Arquitetas Aline e Talita.


Antes e depois reforma e ampliação residencial - Cliente Deizi Pazine de Oliveira



Antes e depois reforma comercial Clínica Revitalle - Cliente Dr. Camilla Casarin


Antes e depois reforma de apartamento residencial - Cliente Angela Tomazinho



Antes e depois reforma residencial - Cliente Waldete Botelho


Folha Arquitetura
Arquiteta e Urbanista Aline da Silva Dias - CAU nº A49218-3
Arquiteta e Urbanista Talita Cristina Rezende - CAU nº A52366-6
Rua Ceará, 3118, Zona II - Umuarama
(44) 2020-0211
Facebook | Instagram 
WhatsApp Arquiteta e Urbanista Aline (44) 9 9967-8893 (clique aqui)
WhatsApp Arquiteta e Urbanista Talita (44) 9 9814-1882 (clique aqui)


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-01381


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário