Portal da Cidade Umuarama

esporte

Unipar sediou segunda fase do paranaense de basquete em cadeira de rodas

Além ‘dos Tigres’ de Umuarama, competiram os times de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa

Publicado em 31/07/2019 às 07:16

Evento reuniu cerca de 150 atletas paranenseses (Foto: Divulgação / Unipar)

O fim de semana foi movimentado no Câmpus III da Universidade Paranaense, em Umuarama. O complexo esportivo da Instituição foi palco da 2ª fase do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, promovido pela Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas. As equipes de Umuarama – os Tigres – e Maringá – os Kings – abriram a rodada, na sexta, 26, à noite. No sábado, 27, foram mais sete jogos: Londrina x Foz do Iguaçu, Ponta Grossa x Maringá, Umuarama x Cascavel, Foz x Guarapuava, Londrina x Ponta Grossa, Maringá x Cascavel e Guarapuava x Londrina. E mais três, no domingo, 28: Ponta Grossa x Cascavel, Foz x Umuarama e Cascavel x Guarapuava.

Em quadra, cerca de 150 atletas se esforçaram ao máximo para agradar a torcida, que foi em peso aplaudir as boas jogadas. No meio a tanta gente que lotou a arquibancada do ginásio de esportes da Unipar estava a família Turci, de Cafezal do Sul. Pai, mãe, filhos e netos estavam unidos, torcendo pelo time de Umuarama. ““O que estamos vendo é um exemplo para nós; toda essa alegria, essa força de vontade é uma verdadeira lição de vida”, disse Erica Turci. O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, prestigiou o evento. “O esporte traduz inclusão, traduz emoção, traduz amor... Acreditando nisso, a Unipar investe seriamente no esporte adaptado para que estes atletas especiais possam usufruir dos benefícios que a atividade física proporciona, tanto em saúde quanto em socialização”, enalteceu em seu discurso, na abertura da competição.

Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Esportes da prefeitura, Jeferson Gabriel, e acompanhados pelo representante da Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama), Ademir westphal; pela coordenadora do curso de Educação Física da Unipar, professora Silvia Sucupira; e pelo coordenador do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitário) da Unipar, professor Marco Suguimati, que também é preparador físico do time e auxiliar do técnico Itamar Júnior.

Entre os patrocinadores do time de Umuarama, a Unipar se destaca: a Instituição contratou os atletas, em regime de CLT. São doze recebendo salário e todos os benefícios que as leis trabalhistas garantem. Além disso, a Unipar cede as instalações físicas para treinos e paga parte das despesas de viagem para jogos.  

Fonte:

Deixe seu comentário