Portal da Cidade Umuarama

COMBATE

Umuaramense é treinador de Shogun para disputa no UFC

Ex-aluno do lutador, Giuliano da Silva está envolvido na preparação do atleta, que retorna ao UFC

Publicado em 06/04/2018 às 02:11
Atualizado em

Empresário e professor de artes marciais em Umuarama, Giuliano Leandro (à direita) foi aluno de Shogun e agora prepara o mestre para o próximo combate (Foto: Arquivo pessoal)

Quem é apreciador de artes marciais deve estar de olho no próximo confronto do brasileiro Maurício Shogun com o suíço Volkan Oezdemir, em 19 de maio em Santigado, no Chile. O que pouca gente sabe é que o empresário e lutador umuaramense Giuliano da Silva é o treinador geral do ícone brasileiro, que retorna do UFC (Ultimate Fighting Championship) numa luta na categoria meio-pesado. Faixa preta em muay thai e jiu jitsu, Giuliano foi aluno e primeiro faixa preta de Shogun e está envolvido na preparação do atleta, considerado um dos melhores lutadores do mundo na modalidade.

Sem lutar há um ano, Shogun precisa da vitória contra Volkan para se aproximar do título que já foi campeão em 2010. Seja como for, o brasileiro é um dos atletas mais consagrados da história e coleciona títulos como o Pride 2005, título de melhor meio-pesado de 2007 e campeão do UFC 2010-2011. Para o desafio, Shogun conta com o apoio do ex-aluno e amigo umuaramense.

“Eu e o Shogun nos conhecemos há mais de 20 anos. Nós treinamos juntos e nos tornamos amigos. Eu o conheço há muito tempo, sei o jogo dele, a estratégia, como ele treina, como ele gosta de treinar e apareceu essa oportunidade de participar da equipe de preparação dele, que eu aceitei com prazer”, explica o umuaramense.


Antes de iniciar a vida como campeão, Shogun e Giuliano treinavam na mesma academia de lutas em Curitiba. Foi lá o primeiro contato entre o umuaramense e o lutador. “Eu treinava em outra equipe e ele me chamou para treinar com ele. Ele foi meu mestre em muay thai e cheguei a representar o nome Maurício Shogun numa academia na Itália quando morei lá por dez anos”, conta.

Treinar um campeão consagrado é uma rotina pesada, garante Giuliano, que há duas semanas iniciou a preparação junto a uma grande equipe. Ao umuaramense cabe participar de todos os treinos e acompanhar cada detalhe da rotina de Shogun como um braço direito.

“Ele é um lutador experiente e essa preparação não tem grandes dificuldades, já que ele tem grande facilidade para aprender e se concentrar. Ele treina de segunda a sábado e é nossa função acompanhá-lo, controlar horários, cuidar da estrutura, controlar a alimentação, suplementação, fisioterapias e a parte psicológica. Também precisamos garantir que ele não sofra com nenhuma fisgada ou dor, para prevenir lesões”, detalha.

TORCIDA

Para Giuliano, a luta de Shogun, que chegou ao topo do UFC, tem um sabor especial. "Esse evento acontece pela primeira vez no Chile. Se o Shogun vencer passando sempre a paz que ele transmite, já podemos contar novamente com a disputa pelo cinturão", afirma. Shogun entra no octógono dia 19 de maio, em Santiago (Chile). A disputa terá transmissão pelo canal fechado Combate. 




Fonte:

Deixe seu comentário